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Veículo extrapesado fora-de-estrada, da Iveco

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Por Redação em 20 de outubro de 2008 às 17h11 (atualizado em 24/08/2011 às 14h05)
A Iveco lança no mercado brasileiro o Trakker, caminhão extrapesado para aplicação fora-de-estrada que também opera em estradas asfaltadas. Inicialmente, oferecido na configuração 6x4, nas versões plataforma e cavalo-mecânico, o modelo chega adaptado às condições de uso no Brasil e na América Latina. Uma das novidades do lançamento é o desenho da cabine, que repete as linhas do Iveco Stralis, caminhão extrapesado rodoviário da montadora, e também, o motor Iveco Cursor 13. O Iveco Trakker começa a ser produzido a partir de janeiro de 2009 na nova fábrica de caminhões pesados que está sendo erguida no Centro Industrial Integrado da Iveco, em Sete Lagoas (MG). Componentes como chassis, motor, caixa de câmbio e outros itens são fabricados no Brasil. Características  A novidade é resultado de um projeto específico, criado para atender às exigências das operações “off-road”.  O produto tem chassi super-robusto, com longarinas de aço especial de dez milímetros de espessura e perfil mais alto que os utilizados em versões estradeiras. Os eixos traseiros têm a marca Iveco e são de ferro fundido, com redução nos cubos. Cada um deles tem capacidade para 16 toneladas de Peso Bruto Total (PBT). O eixo dianteiro suporta até nove toneladas, resultando em grande resistência, maior estabilidade do conjunto e segurança na operação.  O modelo traz, ainda, pára-choque dianteiro em aço tri-partido. Já a suspensão da cabine é de quatro pontos, com molas helicoidais que trazem maior conforto para o motorista e durabilidade máxima do conjunto, quando comparada a uma suspensão a ar. Ao mesmo tempo em que apresenta robustez, o Trakker possui características de dirigibilidade, estabilidade e conforto que permitem ao modelo bom comportamento nas estradas asfaltadas, colocando-o como uma opção para operações mistas “on” e “off-road”. Isso é garantido pela suspensão em tandem, com molas semi-elípticas na dianteira e traseira, com amortecedores telescópicos, conjunto calibrado para o perfeito compromisso na estrada e em terrenos difíceis. Outro diferencial destacado é o motor, o Iveco Cursor 13 que possui 12,8 litros, seis cilindros, quatro válvulas por cilindro e gerenciamento eletrônico. Ele é oferecido em duas versões de potência, 380cv e 420 cv, com 1.800 Nm e 1.900 Nm de torque, respectivamente, disponíveis em ampla faixa de utilização. Já sai de fábrica homologado para rodar com o B5. No Trakker, o motor vem acoplado à caixa de câmbio ZF 16S-2280 TO, a mesma utilizada no Iveco Stralis. Parte deste conjunto, e outro importante diferencial competitivo, o eixo traseiro Iveco 453291 é disponível com três relações de redução, cada uma delas apropriada para situações específicas de utilização do caminhão. Os freios são a ar nas seis rodas, tipo S-Cam, com circuitos independentes (dianteiro e traseiro), solução característica pra este tipo de veículo. O sistema ainda com o eficiente freio motor ITB Iveco Turbo Brake, com acionamento optativo por meio de chave seletora no painel. Os pneus de série são do tipo 11.00R22, mistos “off-road” com câmara. Opcionalmente, o novo Iveco Trakker pode vir com pneus 295/80R22.5, mistos “off-road” sem câmara. Já a cabine conta com barra estabilizadora e suspensão com quatro pontos de apoio, o que contribui para suavizar movimentos e melhora o conforto geral do motorista e passageiro. Dentro, os bancos têm nova padronização e o banco do motorista possui suspensão pneumática de série, para maior conforto ao motorista. O volante pode ser regulado na altura e no alcance. O climatizador de ar é de série e o ar condicionado é opcional. O painel tem desenho funcional, com superfícies planas e de fácil limpeza e manutenção. Essa opção foi adotada depois de consultas junto a clientes e também com base na realidade de operação dos caminhões fora-de-estrada, cujo dia-a-dia é dominado pela poeira, a umidade e a lama. Além de mais prático, este painel também contribui para a favorável equação do custo-benefício que o novo Iveco Trakker oferece aos operadores. Três versões na especificação 6X4 Inicialmente, o novo Iveco Trakker chega ao mercado em três configurações, todas com tração 6x4. Uma delas é o cavalo-mecânico com motor de 420cv e capacidade máxima de tração (CMT) de 172 toneladas. As outras duas são veículos plataforma, uma com motor de 380cv e outra com a opção dos 420cv. Para as aplicações do caminhão plataforma na cana-de-açúcar, madeira, mineração e construção, há duas opções de entre eixos de 3.500 mm ou 4.500 mm. Em ambos estes casos, o PBT técnico do produto é de 41 toneladas. www.iveco.com.br
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