.
A fabricante de pneus Michelin lança no mercado a versão XDY3, desenvolvida na dimensão 275/80 R22.5, para o transporte de cargas especiais em operações severas. O exemplar foi projetado para equipar veículos que rodam em estradas de terra, com revestimento irregular e agressivo, propensas a riscos de choques e perfurações na banda de rodagem e nos flancos.
A versão tem a carcaça feita com a tecnologia MDT - Michelin Durable Technologies - que permite manter a capacidade de tração até o final da vida. O produto representa um ganho em durabilidade da ordem de 30% em relação ao seu antecessor, o Michelin XZY2. Devido à estrutura reforçada e resistente, além de suportar difíceis condições de piso, o XDY3 – 5 kg mais leve que o modelo antecessor – resiste também a sobrecargas sem perda na produtividade dos caminhões ou impacto na integridade das cargas.
A aderência ao solo, em piso seco ou molhado, assim como a maior vida útil, são favorecidas pela orientação dos tacos de borracha com sentido de rodagem – característica que favorece uma melhor dirigibilidade do veículo em trajetos sinuosos. O reduzido centro de gravidade também proporciona economia de combustível em estradas onde há predominância de aclives e declives.
A melhor aplicação para esse tipo de pneu é no eixo de tração, para rodar em percursos de curta e média distâncias. As atividades de maior adequação são as operações de mineração, extração de cana-de-açúcar, transporte de carga viva (bovinos e aves), extração de madeira, indústria de celulose, infra-estrutura e construção civil.
www.michelin.com.br