Ibovespa
130.193,42 pts
(0,10%)
Dólar comercial
R$ 5,70
(0,70%)
Dólar turismo
R$ 5,92
(0,31%)
Euro
R$ 6,16
(0,46%)

Série 600 de pneus radiais, da Goodyear

.
Por Redação em 12 de dezembro de 2007 às 15h38 (atualizado em 24/08/2011 às 17h26)
Após 120 milhões de quilômetros percorridos no Brasil e na América Latina, a Goodyear coloca à disposição do mercado uma linha de pneus radiais para caminhões e ônibus. A Série 600 com tecnologia DuraLife, composta pelos modelos G658, G667 e G665, vem para substituir nos mercados brasileiro e latino-americano, até maio do próximo ano, a Série 300. Segundo a companhia, a nova linha apresenta um preço de 3% a 5% maior do que de sua antecessora. O aumento no custo inicial, contudo, é compensado pelos benefícios gerados pela maior durabilidade dos pneus da Série 600, graças à distribuição dos compostos que conferem a cada modelo menor vibração, melhor aderência e o conseqüente desgaste uniforme, contribuindo para a elevação de sua vida útil. Os modelos possuem características particulares. O G658, destinado a curtas distâncias, como na aplicação de serviços rodoviários e regionais, é indicado para eixos direcionais e livres e, opcionalmente, para eixos de tração moderada. Seu desenho com cinco raias e sulcos profundos (15,8 mm) proporciona melhor desempenho ao veículo. O produto conta, ainda, com protetores de sulcos, que impedem danos à carcaça e melhoram a recapabilidade. Entre as vantagens que o modelo proporciona destaca-se a facilidade para dispersão de água, o que melhora a aderência em pisos molhados e secos, e garante estabilidade nas manobras. Já o G667 foi produzido para uso exclusivo em eixos de tração. Recomendado para o serviço regional, ele pode ser utilizado também para operações de longa distância. Trata-se de um pneu desenvolvido para uso em rodovias pavimentadas, onde se faz necessária uma tração otimizada e boa capacidade de frenagem, tanto no seco quanto no molhado. Seu desenho com sulcos extra-profundos (22,2 mm) e blocos de formas e dimensões variadas tem como finalidade permitir melhor tração. A banda de rodagem com ombros abertos, além de melhorar a tração, dispersa a água, realiza a autolimpeza e dissipa o calor. Entre os diferenciais em uso está o fato de a versão realizar uma transmissão de torque mais rápida, com menor esforço do veículo. O G 665 é o último modelo da nova Série 600 e foi projetado para o transporte urbano de passageiros. Ferramenta de gestão A fabricante de pneus aproveitou o lançamento de sua nova linha 600 para anunciar também outra novidade. Trata-se de uma tecnologia para identificar e controlar o desempenho do pneu na frota. Denominada Tire IQ, a novidade, que estará disponível a partir do próximo mês de janeiro, é um sistema que tem como meta possibilitar mais eficácia no controle de pneus por meio da aplicação, em cada pneu, de um chip eletrônico – que viabilizam o armazenamento de dados em coletores desenvolvidos para essa aplicação. Para o frotista, a vantagem é poder monitorar os pneus, diminuindo, assim, os custos com reposição e manutenção. Entre as informações coletas no ato da verificação dos pneus e disponibilizadas no sistema – aplicado à empresa que adquirir a ferramenta – estão o nível de desgaste e a pressão de ar. Outras características do sistema Tire IQ são o monitoramento eletrônico de dados relativos à quilometragem, posição e profundidade de sulco. Os dados são transmitidos com ou sem fio para um software específico de controle de pneus instalado no computador do frotista. Vale lembrar que a Goodyear será responsável pelo suporte técnico e treinamento daqueles que adquirirem a ferramenta. www.goodyear.com.br
Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar