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Pneus de uso misto, da Michelin

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Por Redação em 3 de maio de 2007 às 12h29 (atualizado em 25/08/2011 às 14h09)
A Michelin coloca à disposição no mercado a gama Y3, uma linha de pneus agrícolas de uso misto desenvolvida com base nas severas condições das estradas brasileiras. As novidades, XDY3, XZY3 e XZH3, podem alternar a rodagem entre rodovias asfaltadas e estradas de terra, com buracos e pedras. Os lançamentos corresponderão a cerca de 10% da produção de pneus de carga da Michelin no Brasil, o que equivale a 80 mil unidades por ano. O XDY3 é encontrado nas dimensões 10.00 R20 e 11.00 R22. Na primeira vida, o rendimento quilométrico é em média 35% superior ao do modelo anterior, o XDY, devido a três inovações: aumento na profundidade da escultura do pneu e da largura da banda de rodagem, o que proporciona mais aderência; mudança no sentido da escultura, que propicia mais tração até o fim do uso; e mistura de borracha com maior profundidade, mais resistente às duras condições de uso, que minimiza os arrancamentos e picotamentos. O XDY3 é mais resistente por contar em sua composição, ainda, com uma lona adicional no bloco de lonas de topo, que permite um aumento da recapabilidade em até 15%. O pneu foi projetado para atuar em eixos de tração e atende, em especial, aos setores de transporte de cana-de-açúcar, madeira, construtoras e concreteiras. Já o XZY3, nas dimensões 10.00 R20 e 11.00 R22, é indicado para uso nos eixos direcionais. Segundo a empresa, o produto apresenta rendimento quilométrico 20% superior ao modelo anterior, o XZY2, por conta de sua maior profundidade (dois milímetros) e do composto de borracha da banda de rodagem e da escultura robusta – orientada para garantir aderência em estradas de terra. Para os veículos pesados e extrapesados que operam em condições severas, a Michelin desenvolveu o XZH3 na dimensão 11.00 R22, aplicados em eixos dianteiros e de tração. O composto de borracha na banda de rodagem garante resistência a cortes e arranques em superfícies com pedras, cascalhos e areia. O rendimento quilométrico é 50% superior ao antecessor XDY. Além disso, a lona adicional aumenta a recapabilidade em até 15%. www.michelin.com
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