Transelevadores, AGVs e esteiras são os produtos disponibilizados pela companhia
Há cerca de dez anos atuando no Brasil no segmento de energia, a Efacec do Brasil montou, há dois meses, um departamento comercial e técnico para fornecer, comercializar e prestar assistência a um novo nicho de mercado, o de equipamentos de automação e robótica para logística. São três os produtos disponibilizados ao mercado atualmente: transelevadores, AGVs e esteiras transportadoras.
Os transelevadores são sistemas de armazenagem automáticos, que funcionam por meio de softwares de controle, portanto sem a necessidade de operadores embarcados, sendo indicados para armazenagem de alto giro, em corredores estreitos e a grandes alturas, separando e armazenando a carga com segurança e sem erros.
Ele possui capacidade para até sete toneladas (normalmente aplicada para carga aérea) e comporta até dois paletes simultaneamente. A altura alcançada pelo equipamento é de até 40 metros, operando numa velocidade de cinco metros por segundo (translação) e um metro por segundo na elevação.
Um diferencial destacado pela empresa é a possibilidade de o transelevador da Efacec fazer curvas, utilizando dois corredores de um armazém. O produto pode ser moldado de acordo com a necessidade do cliente.
A Efacec disponibiliza, também, os chamados AGVs – veículos guiados automaticamente por laser ou trilho. O equipamento trabalha numa velocidade média de aproximadamente um metro por segundo, tem autonomia para oito horas e capacidade para dois paletes PBR com 1000 kg cada.
Além disso, a empresa oferece ao setor as esteiras de movimentação, que podem ser de três tipos: de correntes, rolete e cinta. Essa linha de produtos serve para integrar os transelevadores aos AGVs.
Ainda na linha de esteiras, o objetivo é ampliar a utilização dos modelos de rolete e cinta nos aeroportos. O diferencial dos produtos Efacec é o sistema de fricção, denominado friction drive, que permite o incremento de mais módulos às esteiras sem a necessidade de fazer o sincronismo da corrente.
O foco prioritário da empresa, porém, é o segmento de logística. Para isso, a companhia desenvolveu um WMS próprio a fim de otimizar ainda mais as operações dentro de um armazém e integrar os equipamentos Efacec com outros que utilizem sistemas distintos.
www.efacec.com.br