A RELEX Solutions, especialista em tecnologia para planejamento de demandas no varejo, apresenta uma nova solução para análises de categoria com o RELEX Space. Desenvolvido em uma interface nativa em nuvem, o RELEX Space permite que varejistas otimizem seus planos de merchandising para entregar os produtos certos no momento e local adequados.
O RELEX Space para gerenciamento de categorias otimiza a alocação de espaço nas prateleiras e fornece insights sobre a relação entre categorias, garantindo que as mais populares tenham área suficiente para atender à demanda. A automação das atualizações de planogramas por meio de inteligência artificial e machine learning reduz processos manuais demorados e permite que os varejistas reflitam tendências de vendas, preferências dos clientes e variações sazonais. Além disso, a ferramenta promove a colaboração entre equipes, permitindo que times de supply chain e merchandising desenvolvam estratégias de gerenciamento de categorias de forma integrada. Ao conectar dados de espaço, equipe, inventário e previsões, os planejadores podem avaliar custos e identificar oportunidades para aumentar a receita.
"Os varejistas enfrentam desafios devido ao grande volume de dados necessários para o gerenciamento de categorias e planejamento de espaço. Além disso, precisam definir a alocação ideal de prateleiras para maximizar vendas e lucratividade, tornando esse um desafio complexo", disse Tommi Ylinen, Chief Product Officer da RELEX Solutions. "Nossas novas funcionalidades abordam essas dificuldades por meio de uma abordagem unificada, melhorando a disponibilidade de estoque e exposição nas prateleiras com decisões orientadas por dados, ao mesmo tempo que impulsionam as vendas e atendem à demanda do consumidor."
Novos recursos incluem solução nativa em nuvem, interface intuitiva, fluxo de trabalho aprimorado, ambiente sandbox e processo automatizado para revisão e publicação de planogramas. O RELEX Space se integra às soluções de previsão e reabastecimento da RELEX, criando um ambiente unificado que aprimora a tomada de decisões baseada em dados ao longo da cadeia de suprimentos.
Ao conectar funções de previsão, reabastecimento, sortimento e gerenciamento de espaço, os dados são compartilhados e atualizados quase em tempo real, garantindo que os níveis de estoque sejam otimizados e que a alocação de prateleiras esteja alinhada com as previsões de demanda. De acordo com a empresa, essa integração permite que os gerentes de categoria adotem uma abordagem proativa, respondendo rapidamente às demandas do mercado e maximizando os resultados.
"Estamos muito satisfeitos com os novos recursos anunciados, que visam otimizar o espaço de varejo e os sortimentos de produtos de maneira mais eficaz", disse Andy Rigby, Chief Operating Officer da East of England Co-op. "Inovações como o ambiente seguro 'sandbox' para testar novos planogramas e a capacidade de gerenciar múltiplas análises simultâneas nos proporcionam maior flexibilidade e controle. Esses recursos nos permitem desenvolver estratégias mais precisas e personalizadas, apoiando nosso objetivo de melhorar vendas e a satisfação dos clientes."