A Scania apresentou uma novidade em seus serviços na Fenatran 2024: o Scania ProDriver. Trata-se de uma solução digital de treinamento voltada para motoristas. Com foco na capacitação profissional e na segurança nas estradas, a iniciativa permite economia de até 5% no consumo de combustível e estará disponível como um opcional dentro dos pacotes de conectividade.
O ProDriver utiliza as informações do já consolidado sistema de Avaliação de Motoristas da Scania para identificar os aspectos deficitários na habilidade de cada um dos condutores e, com isso, gerar uma trilha de aprendizagem para elevar seus perfis de condução. Aliando estratégias de gamificação a uma interface descontraída e amigável, são atribuídas recompensas virtuais aos motoristas para estimular o engajamento à medida em que evoluem suas habilidades.
Atuando como um coaching digital para os motoristas, o ProDriver está disponível em duas plataformas: um aplicativo para motoristas e um portal para gestores de frotas. Enquanto o motorista acompanha suas notas individuais e lições a cumprir, o gestor acessa as avaliações gerais de suas equipes, comparando os desempenhos e incentivando as melhorias individuais. O cliente poderá acompanhar um ranking para motivar uma competição saudável entre os seus motoristas com base no desempenho conquistado.
Segundo Fernando Valiate, diretor de Serviços da Scania Operações Comerciais Brasil, a nova ferramenta chega para que o cliente possa elevar ainda mais o nível de eficiência de suas operações, “Como estamos sempre próximos dos nossos clientes e entendemos a realidade dos seus negócios, sabemos que uma das principais dores do transportador brasileiro é a falta de mão de obra qualificada. Portanto, seguindo a nossa jornada de inovação e melhoria contínua, com o ProDriver daremos mais um passo no sentido de apoiar na capacitação e no desenvolvimento dos motoristas”, acrescenta Valiate.
Serviços Scania PRO
O serviço Scania PRO oferece benefícios ao cliente sedimentados em quatro pilares: Serviços Conectados, Planos de Manutenção, Serviços para o Motorista e Torre de Controle (Control Tower).
Os Serviços Conectados agregam ao cliente uma visão gerencial de sua frota, com ferramentas como o portal My Scania, o FIT (Ferramenta de Inteligência de Frota), o Scania Zone, e a solução Data Access, que permite a integração por meio de APIs que conectam os dados dos veículos a outros sistemas do cliente.
Já os serviços para o condutor são compostos pela ferramenta de Avaliação de Motoristas que eleva a qualidade da condução, o App do Motorista (Driver App) que permite acompanhamento das oportunidades de melhoria na condução individualmente por cada motorista, e os treinamentos profissionais com Master Driver, os motoristas especialistas da Scania.
Por fim, a Torre de Controle (Control Tower) faz uma gestão ativa da eficiência do fluxo das oficinas e dos processos de manutenção da rede de Casas Scania, buscando sempre uma redução do tempo de parada dos veículos.
Modalidades dos Serviços Scania PRO
Visando atender as necessidades de diferentes perfis de clientes, o Scania PRO está disponível em 3 versões, sendo elas: o PRO Premium, que contempla manutenções corretivas, preventivas e itens de desgaste; o PRO Personal, contemplando as manutenções preventivas; e o PRO Control, a inteligência para gestão da manutenção Scania.
Além disso, fazem parte da solução as modalidades dos Planos Flexíveis e Periódicos, uma rede de concessionárias e uma equipe técnica capacitada, distribuída em mais de 200 pontos de atendimento pelo Brasil.