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Scania lança primeiro caminhão elétrico no Brasil e amplia portfólio de soluções para redução de CO2

Novo modelo elétrico se junta a opções movidas a gás, biometano e diesel para atender às crescentes demandas por descarbonização no setor de transporte
Por Redação em 23 de outubro de 2024 às 7h56
Scania lança primeiro caminhão elétrico no Brasil e amplia portfólio de soluções para redução de CO2
Foto: Divulgação/Scania
Foto: Divulgação/Scania

A Scania anunciou o lançamento do seu primeiro caminhão elétrico no Brasil, o modelo 30 G 4x2, marcando mais um passo na sua estratégia de oferecer soluções sustentáveis para o setor de transporte de cargas. O novo caminhão será importado da Suécia e apresentado na Fenatran, a maior feira de transporte de carga da América Latina, que acontece de 4 a 8 de novembro em São Paulo.

Com autonomia de cerca de 250 km, o 30 G 4x2 é voltado para operações urbanas e regionais, com capacidade máxima de tração de 66 toneladas e motor elétrico com 300 kW de potência. O modelo vem equipado com dois pacotes de baterias, totalizando 416 kWh, e oferece uma regeneração de potência de 330 kW, além de um torque de 1.150 Nm. A Scania mantém todas as opções de motorização disponíveis, incluindo gás natural, biometano e diesel, para que os transportadores possam escolher a melhor solução para suas necessidades.

A montadora tem investido no desenvolvimento de tecnologias alternativas ao diesel, incluindo a criação de "corredores azuis", rotas que utilizam gás, GNL (gás natural liquefeito) e biometano, e no fortalecimento da cadeia de produção de biometano para veículos pesados.

Desafios e oportunidades no mercado brasileiro
Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, reforça que a eletrificação no país deve atender a operações logísticas específicas. "O elétrico se encaixa em distâncias de até 250 km, como o transporte de produtos perecíveis e a etapa final da entrega. Já o gás natural e o biometano são mais adequados para médias distâncias, enquanto o diesel, o GNL e o biodiesel continuam sendo usados em trajetos longos", explica Nucci.

As primeiras entregas do caminhão elétrico estão previstas para janeiro de 2026, e a empresa espera que a adoção da tecnologia ocorra de forma gradual, com testes e adaptações ao longo do tempo, tanto por parte dos transportadores quanto em termos de infraestrutura de recarga.

Baterias e carregamento rápido como diferenciais
O 30 G 4x2 vem com baterias NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), que oferecem maior densidade energética e permitem mais capacidade de carga. O caminhão pode ser carregado em cerca de 50 minutos, utilizando um carregador CCS2 com capacidade de até 375 kW. Segundo Rodrigo Arita, gerente de Portfólio de Produtos da Scania, "essa tecnologia possibilita o carregamento durante intervalos, como o horário de almoço do motorista, aumentando a produtividade".

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