Veículo com 43 toneladas de PBTC ingressa na mais concorrida faixa de mercado do país
A Iveco apresentou ontem, em São Paulo, para toda a imprensa especializada o novo caminhão EuroCargo 450E32T Cavallino, para 43 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC). O nome tem relação com o slogan “um verdadeiro puro-sangue”, já que o veículo é um “Iveco Puro”, com cabina e motor feitos pela montadora italiana.
O Cavallino entra no concorrido mercado dos cavalos-mecânicos pesados para tracionar semi-reboques de três eixos, que hoje responde por 8% do total de vendas de caminhões no Brasil, ou 25% das vendas de pesados (cerca de 50% na Argentina). Este é o 14º lançamento da empresa em 13 meses, um recorde para a marca, segundo declarou Marcelo Bracco, diretor Comercial para a América Latina da Iveco.
Com o lançamento, a Iveco introduz no país o motor Cursor 8, a diesel, um dos mais modernos do mundo, que pertence à família do Cursor 13, que equipa o pesado Stralis, com a mesma performance e economia de combustível, de acordo com a montadora. O motor é produzido na fábrica de Sete Lagoas (MG), e as cabinas vêm fechadas e pintadas da planta da Iveco na Argentina, sendo finalizadas na planta mineira.
O veículo atende às características específicas da região e se constitui em mais uma opção para os pesados, criando um sub-segmento para uma fatia de mercado que pressionava por um veículo econômico e tecnologicamente desenvolvido, mas mais barato que os da faixa de 60 a 80 toneladas de PBTC. O preço sugerido do Cavallino é de R$ 199 mil para os modelos de cabina simples e R$ 205 mil para os leitos. A empresa espera vender cerca de 200 unidades até o final de 2006, e 500 unidades ao longo de 2007. Estes números levam em conta o volume atualmente consumido pelo mercado, mas a fábrica tem capacidade de produzir de 800 a mil unidades/ano.
Somando as exportações, a Iveco espera vender entre 1.200 a 1.700 unidades em 2007, em mercados como a Argentina e a Venezuela, onde tem operações próprias, e nos demais países da América Latina, atendidos por meio de distribuidores. Mas devido às características do Cavallino, a montadora espera que ele desperte interesse também em outros mercados com características semelhantes ao nosso, como África, Oriente Médio e Austrália.
O novo pesado vem atender a uma faixa de utilização ampla, que atinge desde o transporte de cargas volumosas e de baixa densidade dos produtos industrializados, até cargas de médio peso específico, como frigorificados, líquidos e granel, sendo ideal para curtas e médias distâncias.
O motor Cursor 8 já nasceu com tecnologia Euro 3 e está totalmente preparado para a Euro 4, tendo assim a perspectiva de uma longa utilização no Brasil. O motor é equipado com injeção eletrônica turbo-intercooler, de 7,8 litros com seis cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro, com melhores respostas de aceleração e retomada. Ele desenvolve 320 cv a 2.400 rpm, com torque máximo de 123 kgfm a 1.300 rpm. A caixa de câmbio é a ZF 16S 1650, com 16 marchas à frente, totalmente sincronizadas e com over-drive. As relações de marcha permitem que o motor funcione em sua faixa ideal de rotação.
O motor também é dotado de Turbo Brake, um freio motor de descompressão com alta potência de frenagem, proporcionando maior segurança e menor desgaste nas lonas, com custos de manutenção mais baixos. O dispositivo é acionado por ação no came das válvulas de escape. Controlada pela Unidade Central Eletrônica. O comando pode ser acionado retirando o pe do acelerador, pisando no pedal do freio de serviço ou pressionando um pedal no assoalho da cabine.
O conforto interno é garantido pelo climatizador elétrico em série, que pode funcionar mesmo quando o motor está desligado, mantendo uma temperatura agradável no interior do veículo. A cabina tem basculamento hidráulico com ângulo que supera 60º, facilitando o acesso ao motor. A versão leito é original de fábrica e é uma das maiores da categoria.
O Cavallino será lançado simultaneamente em todas as concessionárias da marca no dia 26 de setembro, e seu lançamento envolveu investimentos de R$ 9,5 milhões em ampliação da planta e contratação de mão-de-obra. Ele foi lançado há duas semanas na Argentina e será lançado entre novembro e dezembro na Venezuela. O veículo tem cerca de 75% de nacionalização, podendo ser financiado pelo Finame. A Iveco ainda pretende investir R$ 100 milhões nos próximos dois anos no desenvolvimento de novos produtos para atender à demanda de todos os segmentos de mercado.
A participação de mercado da Iveco no mercado total de caminhões no Brasil passou de 3,7% em 2003 para 5,2% em 2005. No segmento de pesados, saltou de 3% para 7,3% no mesmo período. O objetivo da empresa é conquistar 10% do mercado total de caminhões no país.
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