A Volkswagen Caminhões e Ônibus lançou no mercado brasileiro o novo cavalo-mecânico Constellation 20.480 4x2, com capacidade para transportar até 56 toneladas. O veículo foi desenvolvido para atender ao segmento de transporte rodoviário de cargas de grande volume em médias e longas distâncias, posicionando-se como uma opção intermediária no portfólio da marca. Equipado com o motor D26 de 13 litros, o caminhão oferece 480 cavalos de potência e torque de 2.400 Nm, sendo o mais potente de sua categoria. Na versão 6x2, o modelo alcança um Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 58,5 toneladas.
A transmissão automatizada V-Tronic de 12 velocidades é um dos destaques do Constellation 20.480, integrando tecnologia embarcada com modos de condução e tecnologia preditiva para troca de marchas. Segundo a Volkswagen, essa combinação visa a aumentar a eficiência operacional e reduzir o consumo de combustível, garantindo maior economia. O modelo também vem equipado com freio motor auxiliar de 428 cavalos para garantir melhor performance em diferentes situações.
O caminhão tem entre-eixo de 3.600 mm e componentes otimizados para suportar a capacidade de carga. O chassi recebeu uma nova longarina, travessas e quinta-roda para facilitar o engate dos implementos. Além disso, dois tanques de combustível de alumínio, com capacidade de 470 litros cada, aumentam a autonomia do veículo, facilitando a operação logística.
A suspensão pneumática integral com quatro bolsões é um recurso que agrega segurança e praticidade ao transporte, oferecendo ao motorista a possibilidade de ajustar a altura do implemento durante o carregamento ou descarregamento de forma remota, direto da cabine. O sistema inteligente de leitura de carga por eixo e a redistribuição automática do peso também garantem que o veículo opere dentro dos limites adequados de segurança.
Tecnologia avançada e eficiência no consumo de combustível
O Constellation 20.480 chega ao mercado com tecnologias voltadas para a segurança e eficiência. A cabine, de série, traz banco pneumático com cinto integrado, volante multifuncional e uma série de ajustes que visam a atender diferentes perfis de motoristas. Como opcional, o veículo pode ser equipado com um painel digital moderno e central multimídia, parte dos pacotes Prime e Highline.
O modelo é projetado para economizar até 8% de combustível, graças ao sistema Predictive Shifting, que utiliza dados de GPS para otimizar as trocas de marcha. O sensor de inclinação ajusta automaticamente a rotação do motor, contribuindo para o controle do consumo, enquanto o sistema Eco-roll utiliza a inércia do veículo, colocando a transmissão em neutro de maneira segura e controlada.
O caminhão também conta com o modo manobra, que controla a velocidade e evita trocas de marcha desnecessárias, proporcionando uma saída suave. O sistema kick down, ativado ao pressionar o acelerador, reduz a marcha para aumentar o giro do motor, otimizando a performance em ultrapassagens. Outro recurso importante é o assistente de partida em rampa, que facilita o arranque em subidas, garantindo maior segurança nas operações.