Scania, Fidens e Hexagon lançaram o primeiro caminhão 8x4 teleoperado do Brasil. O modelo Scania G 500 8x4 XT foi adaptado com a tecnologia TeleOp da Hexagon, incluindo instalação elétrica, câmeras e um cockpit remoto. A Fidens desenvolveu e opera o veículo, enquanto a Casa Scania Itaipu é responsável pela venda e suporte com soluções de serviços em Minas Gerais e Pará.
O Scania G 500 8x4 XT Heavy Tipper, destinado ao trabalho fora de estrada, tem PBT técnico de 60 toneladas e motor de 500cv. A nova solução para a mineração aumenta produtividade, segurança e eficiência, com garantia e homologação da Scania.
O caminhão será utilizado em áreas de risco e descomissionamento de barragens, atividades obrigatórias desde 2019 para barragens construídas com o método de alteamento a montante. A Agência Nacional de Mineração (ANM) é responsável pela fiscalização dessas atividades.
O controle remoto é realizado por uma cadeira de comando equipada com câmeras e sistemas de telemetria, permitindo a operação a quilômetros de distância. No caminhão, câmeras e sensores auxiliam nas manobras e operações de carregamento e descarregamento.
"Em 1997, a Fidens trouxe o primeiro caminhão 8x4 para a mineração brasileira em parceria com a Scania. Em 2024, junto com a Hexagon, desenvolvemos o primeiro 8x4 teleoperado do Brasil", afirma Thiago Frauches, diretor comercial da Fidens.
"A solução de teleoperação beneficia toda a comunidade, com maior segurança, menor emissão de poluentes e redução no consumo de combustível", destaca Rodrigo Couto, presidente da Hexagon, divisão de Mineração.
"A Scania acreditou no projeto desde o início. A tecnologia da Hexagon é eficiente e, junto com o apoio da Casa Scania Itaipu, estamos entregando uma solução perfeita para operações de descomissionamento de barragens", comenta Luciano Piccirillo, gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil.
"O caminhão teleoperado oferece a mesma robustez da linha tradicional fora de estrada da Scania, com tecnologia integrada da Hexagon para monitoramento remoto", explica Ivanovik Marx, gerente de Engenharia de Aplicações de Oferta de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
Lucas Costa, gerente de Vendas da Casa Scania Itaipu, afirma que a concessionária está pronta para atender todas as necessidades do segmento com o primeiro caminhão teleoperado 8x4, destacando o potencial do mercado em Minas Gerais.
A tecnologia oferecida no mercado atualmente tem capacidade de carga e velocidade inferiores. "A solução da Scania e da Hexagon diminui o tempo de resposta para comandos, aumentando a produtividade", explica Thiago Frauches, da Fidens. "A parceria com a Scania, que garante e homologa o produto desde a fábrica, é um diferencial no mercado."
Detalhes do caminhão 8x4 teleoperado
O G 500 8x4 XT Heavy Tipper não-tripulado tem suspensão dianteira de 22t, traseira de 38t, torque de 2.550Nm, caixa de câmbio Opticruise GRSO935R, eixo RBP900 e freio auxiliar hidráulico Scania Retarder de 4.100Nm. A Scania desenvolveu uma coluna de direção com volante ajustável, nova caixa de direção elétrica e sistema de direção teleoperado com acionamento via correia e polias, além de outras adaptações necessárias para a teleoperação.