A empresa de transporte marítimo Hapag-Lloyd revelou o lançamento do "Live Position", seu primeiro produto de rastreamento de contêineres secos. Com esta novidade, os clientes agora têm acesso à localização de seus envios desde o início do transporte até a chegada ao destino. A iniciativa coloca a Hapag-Lloyd na vanguarda da logística global ao adotar a tecnologia IoT (Internet das Coisas) em larga escala. Mais de dois terços da frota de contêineres secos já foram equipados com dispositivos de localização, e as instalações continuarão durante o verão europeu para equipar as unidades restantes.
"O 'Live Position' aprimorará a qualidade de nosso serviço e facilitará a condução de negócios conosco", afirmou o COO da Hapag-Lloyd, Dr. Maximilian Rothkopf. "Isso fecha lacunas na logística global, permitindo decisões em tempo real e mitigando riscos para nossos clientes, ao mesmo tempo que otimiza a gestão de nossa frota de contêineres".
Henrik Schilling, diretor de Desenvolvimento Comercial Global, acrescentou: "Os participantes de nossa bem-sucedida fase-piloto reconheceram nosso esforço para resolver uma de suas maiores preocupações. Agora, queremos levar todos os nossos clientes nesta jornada de desenvolvimento contínuo do produto. Estamos trabalhando para integrar os dados de rastreamento nos sistemas operacionais dos clientes por meio de API". Uma próxima etapa importante será a previsão do tempo estimado de chegada (ETA).
Os principais recursos do "Live Position" incluem uma interface intuitiva e a capacidade de pesquisar por contêiner, número de reserva ou em lotes. A ferramenta proporciona aos clientes uma visão rápida da localização de suas remessas, permitindo ajustes em tempo real conforme necessário.