A Körber Supply Chain acaba de anunciar a chegada de novas soluções para ampliar as operações de armazéns. A empresa de tecnologia alemã, com atuação global e escritórios no Brasil, oferece soluções para a gestão de Centros de Distribuição de grandes empresas. Agora, além do WMS (sistema de software) e dos AMRs (Robôs Móveis Autonômos), chegam para somar: Sistemas de Controle Unificados (UCS), Gamificação e Slotting.IQ.
Segundo Helcio Lenz, diretor da Körber Supply Chain na América Latina, as novas soluções expandem o leque de produtos, ampliando as possibilidades para aprimorar os processos internos e externos. “Os novos lançamentos foram pensados para atender as demandas crescentes na cadeia de suprimentos”, afirma.
O UCS era a novidade mais aguardada para o portfólio da empresa. Projetado para ser uma solução inédita, que orquestra diferentes tecnologias de armazém em toda a instalação, o UCS fornece uma solução única para otimizar fluxos de trabalho de atendimento de entrada e saída. Ele aproveita os dados do sistema de gerenciamento de armazém (WMS) para analisar informações de estoque e pedidos, e, a partir disso, aloca automaticamente tarefas para AMRs, pessoas ou MHE (Equipamento de Manuseio de Materiais), com base em sua adequação, destino e carga de trabalho atual.
Na rotina de um armazém, o uso de um sistema tecnológico completo, permite que os processos sejam otimizados, gerando mais eficiência e tempo, tanto para os gestores como para os colaboradores. “O perfil do consumidor muda constantemente e, para estar preparado para essas mudanças, as empresas devem investir em soluções que estejam alinhadas com as expectativas do mercado”, complementa o executivo.
Uma solução como essa - independente de fornecedor para gerenciar e controlar – traz inúmeros benefícios, não só para as atividades de rotina do armazém, mas também a longo prazo. O UCS permite que as empresas adaptem o sistema aos fluxos de trabalho associados às suas necessidades de negócios, para melhorar a eficiência do atendimento ROI de tecnologia aprimorado. A obtenção de ganhos incrementais de produtividade permite que os clientes aproveitem totalmente os investimentos em tecnologia e reduzam o tempo de obtenção de valor.
Além do UCS, a Gamificação e o Slotting.IQ também prometem promover maior otimização dos serviços, facilitando, e até mesmo interagindo, com os colaboradores do armazém. Confira mais detalhes abaixo.
Gamificação: aumenta a produtividade através do incentivo do envolvimento dos funcionários, além de introduzir uma concorrência saudável. A gestão define metas e marcos para incentivar os usuários a progredirem na experiência à medida que colaboram em equipe e concluem tarefas. Esta solução redefine o engajamento dos funcionários, com foco na eficiência, produtividade e satisfação dos colaboradores.
Slotting.IQ: permite que os armazéns aproveitem a gestão de estoques complexos. Algoritmos de alocação dinâmica otimizam a colocação de itens e estoques, melhorando a eficiência da seleção de pedidos e acelerando o processamento de pedidos. Ao integrar-se ao WMS, as estratégias de re-slotting podem ser implementadas perfeitamente e melhorar a produtividade operacional geral. A abordagem automatizada do Slotting.IQ também economiza tempo e recursos valiosos quando comparada aos métodos tradicionais de slotting manual.
“A cadeia de suprimentos continua evoluindo e trazendo novos desafios. Para atender essa complexidade, nosso objetivo é sempre estar um passo à frente, fornecendo a tecnologia que nossos clientes precisam para se manterem à par dessas mudanças do mercado”, diz Lenz. “Os novos produtos revolucionam a organização do estoque, aumentando o envolvimento da equipe e combinam a automação com a mão de obra humana”.