Companhia investe em tecnologia e testes para disponibilizar produto específico para o mercado brasileiro
A Iveco aumenta seu portfólio no segmento de caminhões de 16 até 30 toneladas com o lançamento, neste mês de julho, da mais recente versão do EuroCargo Tector. Os modelos, fabricados no complexo industrial de Sete Lagoas (MG), estão disponíveis na versão 230E24, configuração 6x2 e capacidade para 23 toneladas de Peso Bruto Total (PBT).
Além de atender às exigências de mercado para que um caminhão 6x2 tenha potência entre 220 e 250 cavalos de potência, a novidade amplia as possibilidades de atuação da companhia no segmento de médios – nicho que movimenta 25 mil unidades por ano no Brasil.
O novo modelo médio possui terceiro eixo de fábrica, o que lhe garante maior diversidade de aplicações, aumentando a capacidade de 16 para 23 toneladas de PBT. A garantia do terceiro eixo é parte integrante do caminhão.
Para garantir a adaptação do novo modelo às condições de operação locais, o veículo rodou meio milhão de quilômetros com clientes da marca, enfrentando as condições reais de estradas do Brasil e outros países da América do Sul.
De acordo com a montadora, o motor Tector é atualmente um dos mais econômicos de seu segmento, possuindo cilindrada de 5880 cm3, seis cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, tubo-intercooler e sistema de injeção Common Rail. Além disso, desenvolve 240 cavalos e apresenta torque constante de 69 kgfm em ampla faixa de rotação (de 1200 a 2100 rpm).
A redução dos custos operacionais foi a meta ao desenvolver o Tector. A redução de peso e a adoção de componentes de alta tecnologia e performance operacional contribuíram para a otimização do equipamento. O consumo do óleo lubrificante, por exemplo, apresenta redução de 33% em relação ao modelo mecânico.
Para conforto do operador, o novo modelo dispõe ainda de piloto automático “Cruise Control”, que permite acionamento a partir dos 30km/h e pode ser combinado com um limitador de velocidade, com regulagem de marcha lenta. A cabina ficou mais espaçosa e funcional, além de mais silenciosa, já que o trem de engrenagens foi transferido para a parte de trás do motor. Os modelos possuem basculamento hidráulico da cabina, que pode ser nas versões simples e leito, sendo que esta última dispõe de uma das mais amplas camas do mercado, de 2,0 m de comprimento por 0,8 m de largura.
www.iveco.com.br