O Banco ABC Brasil acaba de lançar uma modalidade de garantia específica para o segmento de transporte e logística. Com o novo modelo, clientes correntistas poderão usar o documento fiscal CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) como garantia em operações de crédito.
“Por meio dessa nova modalidade, conseguiremos otimizar a validação da análise de crédito para empresas que prestam serviços de transporte e logística, utilizando as informações contidas em uma obrigação fiscal já habitual em suas rotinas administrativas e fiscais”, comenta Fabio Manicardi, gerente de produtos do Banco ABC Brasil.
A opção de garantia está aberta a todas as empresas listadas no CNAE de segmentos de transporte e logística que possuem relacionamento com o banco.
Segmento em ascensão
Segundo dados da Confederação Nacional do Transporte, o PIB do setor de Transporte, Armazenagem e Correios cresceu 1,2% no primeiro trimestre de 2023. Em comparação com o primeiro trimestre de 2022, o crescimento foi de 5,1%, o que aponta para um cenário otimista e de expansão.
"Com o aumento e a alta demanda advinda do novo padrão de consumo pós-pandemia, as empresas do setor de transporte e logística precisam cuidar de sua saúde financeira, obtendo capital de giro”, afirma Fabio.
A nova modalidade de garantia usando o CT-e foi pensada como um complemento às garantias tradicionais, aumentando as chances de aprovação de crédito: “assim como a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica de Produtos ou Mercadorias) já é utilizada como duplicata para o varejo, a partir de agora o CT-e também passa ser habilitado como forma de garantia para concessão de crédito, ampliando ainda mais o leque de possibilidades às empresas do setor", complementa o gerente.
LEIA MAIS: