A XCMG, fabricante de máquinas pesadas na China, divulgou o lançamento de equipamentos 100% elétricos ao mercado brasileiro. Trata-se do caminhão E7 49T e da carregadeira de rodas XC968-EV.
O caminhão 100% elétrico E7 49T é o primeiro cavalo mecânico 6x4 rodoviário homologado no mercado nacional, com peso bruto total combinado (PBTC) de 23.000kg e peso bruto total combinado (PBTC) de 49.000kg. O veículo apresenta como diferencial emissão zero de carbono, redução de até 60% de custo por km rodado frente a um modelo diesel e baixa vibração. Possui, ainda, torque de 2.000 N, tração 6X4 e velocidade máxima 84 km/h, com capacidade máxima de tração entre 45 toneladas e 49 toneladas.
“Além de zero emissão de gases, o novo caminhão elétrico tem baixíssimo nível de ruído, o que possibilita a execução de tarefas urbanas, sem poluição sonora, principalmente no período noturno, tanto em áreas residenciais, como em ambientes fechados, galpões e armazéns. Também confere pouca vibração, proporcionando um ambiente de trabalho muito mais confortável para os motoristas,” afirma o gerente de elétricos da XCMG, Ricardo Senda.
Já a carregadeira de rodas XC968-EV foi projetada para quem busca uma solução de proteção ambiental. A XC968-EV é pioneira em adotar três motores elétricos que acionam conjuntamente o sistema hidráulico e os eixos de tração dianteiro e traseiro.
“Como resultado, o equipamento confere diferenciais ímpares, tais como, resposta rápida, baixo ruído, consumo baixo de energia e emissão zero carbono, isto é, não poluente”, explica o gerente de elétricos da XCMG.
A carregadeira elétrica tem consumo de energia de 36 Kw/h, sendo que uma hora de carga pode durar de 6 a 8 horas de operação em condições normais de trabalho. A bateria suporta carregamento rápido e realiza carga total em aproximadamente 1 hora, sendo que pode trabalhar também com cabo de alimentação em um espaço relativamente fixo. O custo de energia é cerca de 1/3 do combustível da mesma carga nominal. A carregadeira tem dois modelos para condução: remota e não tripulada, possui peso operacional de 1950 kg e caçamba standard (padrão) de m³ 3.2.
LEIA TAMBÉM: