.
A Saveiros Camuyrano, empresa do Grupo Wilson, Sons especializada em reboques e resgates de navios, anunciou para o dia 7 de março, no Guarujá (SP), o batismo de seu mais novo rebocador, que receberá o nome de Aquarius. A embarcação, construída no estaleiro da própria Saveiros, consumiu recursos da ordem de US$ 6,5 milhões. O novo rebocador pode atuar em operações de “scort” de petroleiros (acompanhamento do navio para fins de segurança), reboque oceânico de navios de grande porte e de socorro em alto-mar.
O Aquarius traz tecnologia de propulsão azimutal, o que permite maior agilidade em manobras e em operações de atracação e desatracação de navios. O sistema de combate a incêndios possui capacidade de vazão de 2.400 metros cúbicos por hora. O Aquarius deve atingir no mar cerca de 70 toneladas de “bollard pull”, medida que afere a força de tração para movimentação de navios. O navio também conta com sistema de navegação e comunicação completos, além de um sistema de geração de água potável e outro de transferência de óleo diesel.
“Ter em nossa frota um rebocador com essas características nos permite atender os maiores navios existentes no mercado, em quaisquer condições”, afirma Arnaldo Calbucci, diretor de Rebocadores e Estaleiros do Grupo Wilson, Sons. Segundo Calbucci, a entrega do Aquarius faz parte de um projeto de renovação da frota que engloba investimentos superiores a US$ 25 milhões. Cerca de 70% destes recursos são oriundos do Fundo de Marinha Mercante (FMM), financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A Saveiros Camuyrano e a coligada Sobrare Servemar operam em mais de 20 portos do País e possuem uma frota de mais de 60 rebocadores.
http://www.wilsonsons.com.br/