A geração 12XX de empilhadeiras com motor à combustão da Linde Material Handling pode agora mover cargas ainda mais pesadas, de 3,5 a 5 toneladas, de forma rápida e eficiente.
Aliado à maior capacidade de movimentação, os equipamentos à diesel e GLP oferecem mais conforto, visibilidade, sistemas de proteção para o operador e para o meio ambiente, bem como troca de dados simultânea e um poderoso sistema de acionamento.
“Até o momento, ainda não é possível imaginar certas áreas de aplicação sem empilhadeiras com motor à combustão”, afirma Björn Walter, gerente sênior de Produtos de Empilhadeiras Contrabalançadas. “Isso porque os gestores de frota estão convencidos das vantagens que elas oferecem, como o reabastecimento descomplicado ou o potente sistema de acionamento hidrostático Linde, que permite um controle sensível da movimentação”.
As máquinas pesadas são utilizadas, por exemplo, em aplicações exteriores mais exigentes com pistas empoeiradas, superfícies lamacentas ou estradas irregulares para transportar dezenas de engradados de bebidas em uma única elevação, segurar contêineres carregados com pedras de pavimentação pesando várias toneladas, mover peças fundidas altamente sensíveis, levantar bobinas de arame em paletes ou empilhar blocos de papel usado prensado.
As empilhadeiras Linde contam com distâncias do solo de 207 milímetros (Linde H35 e H40) e 250 milímetros (Linde H45 e H50), uma longa distância entre eixos, proteção contra impactos e rodas e pneus em uma ampla variedade de modelos.
Em contraste com a série anterior, todos os novos modelos de empilhadeiras têm um centro de carga de 600 milímetros como padrão. Isso garante altas capacidades residuais ao usar acessórios de empilhadeira. Para a Linde H50 com capacidade de carga de 5 toneladas, existe também uma variante com um centro de carga de 500 milímetros. Ao mesmo tempo, a série foi expandida para incluir um modelo com capacidade de carga de 3,5 toneladas. “Estamos assim atendendo ao desejo de maior variação de nossos clientes para encontrar uma empilhadeira mais adequada para cada aplicação”, enfatiza Walter.
O assento do operador foi melhorado, projetado para fornecer o máximo suporte. O amplo degrau de entrada e as alças macias garantem uma montagem confortável. No interior, o veículo apresenta a última geração de bancos e apoios de braços (Linde Load Control), já instalada nos restantes modelos de empilhadeiras da família 12XX. Juntamente com o volante ergonômico e os pedais duplos, ele forma uma unidade de operação coordenada e, assim como o mastro e os eixos desacoplados, é projetado para manter o operador alerta e focado durante um longo dia de trabalho. Os perfis assimétricos do mastro da geração 12XX foram redesenhados em relação à visibilidade, e a cabine opcional com grandes portas de vidro também oferece ao operador um campo de visão significativamente melhorado.
“Proteger os operadores nas instalações da empresa tornou-se uma prioridade na maioria das operações. Muitos recursos são, portanto, instalados como padrão”, explica Walter, citando exemplos como o sistema de monitoramento eletrônico do cinto de segurança, o Linde Load Assist e o Linde Curve Assist, um sistema que reduz automaticamente a velocidade de condução nas curvas. As soluções de iluminação opcionais incluem o Linde TruckSpot, VertiLights ou LED Stripes.