Ibovespa
122.102,15 pts
(0,75%)
Dólar comercial
R$ 6,07
(-0,81%)
Dólar turismo
R$ 6,30
(-1,06%)
Euro
R$ 6,34
(-0,04%)

Mercedes-Benz apresenta novo caminhão extrapesado off-road

Arocs 8x4 é indicado para mineração, construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura
Por Redação em 22 de outubro de 2021 às 16h13

A Mercedes-Benz está lançando no mercado o Arocs 8x4, caminhão extrapesado basculante para operações fora de estrada, especialmente indicado para a mineração, construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura.

Com força e robustez elevadas, o Arocs foi projetado para suportar situações extremas de operação, caracterizadas por topografias exigentes e rotas desafiadoras. Mesmo sob temperaturas extremamente altas ou baixas, o caminhão mantém o padrão de desempenho e produtividade, devido também aos avanços em tecnologia e conforto para os motoristas.

Mercedes-Benz apresenta novo caminhão extrapesado off-road
Divulgação

“O Arocs traz em seu DNA a origem alemã, destacando-se pelo seu alto padrão de qualidade e eficiência. Aqui no Brasil o Arocs 8X4 foi desenvolvido e intensamente testado pelos engenheiros da empresa em operações severas fora de estrada e nos locais de trabalho de empresas que são referência no setor de mineração”, destaca Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Ou seja, esse nosso novo gigante off-road nasceu em operações reais brasileiras a partir da necessidade de nossos clientes. Muito importante para nós é que o Arocs atende a cada exigência que nós ouvimos diretamente dos nossos clientes”.

O novo extrapesado da Mercedes-Benz tem capacidade técnica para até 58 toneladas de peso bruto total (PBT) e 150 toneladas de capacidade máxima de tração (CMT), conforme as condições de operação. O veículo está preparado para receber básculas de 20 a 24 metros cúbicos de capacidade volumétrica de carga.

Dentre os destaques do novo caminhão estão o trem de força robusto e resistente, motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 13 litros, com potência de 510 cv a 1.800 rpm, com torque de 2.400 Nm a 1.100 rpm, câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift G340 de 12 marchas, sem pedal de embreagem, caixa de câmbio reforçada, com engrenagens mais largas, aumentando sua resistência e a vida útil, suspensão otimizada para maior durabilidade e confiabilidade, pneus OTR e itens de proteção, freio a tambor nos eixos dianteiro e traseiro, sistema de freio eletrônico com ABS e ASR, função Hill Holder integrada, que facilita a movimentação em aclives, freio de estacionamento eletrônico e função hold, retarder a óleo, tanques de combustível de alta resistência, design externo da cabine mais moderno e arrojado, com maior proteção contra corrosão e impactos, mais espaço e conforto no interior da cabine, com 2,2 metros de largura, 1,6 metro de altura em frente aos bancos e túnel baixo de 170 mm, faróis halógenos, DRL em led com acendimento automático, lanterna traseira em led com aviso sonoro de marcha à ré, luz indicadora de posição, conjunto óptico de lâmpadas H7 long life para serviços pesados, grades de proteção contra impactos para menor demanda de manutenção e mais disponibilidade para o trabalho e capa protetora em policarbonato.

O sistema elétrico conta com chicotes com tubos fechados projetados e testados para ambientes off-road, garantindo maior resistência e durabilidade. O quadro do chassi do Arocs é mais elevado, assegurando uma maior distância em relação ao solo. Com design modular, se destaca pela facilidade na implementação de carroçarias e instalação de equipamentos. Com ângulos de ataque e saída maiores (25 graus), o Arocs se caracteriza pela alta capacidade para trafegar em terrenos acidentados. Os para-choques frontal e traseiro mais elevados em relação ao solo (250 mm) asseguram menor vulnerabilidade dos componentes a impactos. A longarina com espessura de 9 mm se destaca pela maior resistência e menor peso. O chassi do Arocs vem com consoles para otimizar o processo de encarroçamento e com furação da longarina padronizada para maior facilidade na fixação da carroçaria, sem retrabalhos adicionais. Por fim, o chassi do Arocs também garante fácil acesso às conexões e as tomadas de força podem ser com ou sem flange.

“O Arocs 8x4 é a evolução da Mercedes-Benz no segmento off-road, que atendíamos, até pouco tempo, com o Actros 4844 8x4”, completa Leoncini. “Ele será a nova referência no Brasil em disponibilidade e produtividade nas operações fora de estrada, como também em conforto e praticidade. Mais de 200 unidades já foram comercializadas, com as primeiras entregas previstas já para este ano”.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar