A Gilbarco Veeder-Root lança o CFN Light SaaS, ferramenta destinada ao controle de bombas eletrônicas e mecânicas e dos abastecimentos dos veículos da frota em postos industriais. Trata-se de um sistema aplicado em empresas que querem automatizar a gestão dos combustíveis com o objetivo de evitar perdas e desvios, permitindo que somente veículos autorizados sejam abastecidos.
A novidade é autossuficiente o que significa que não necessita de softwares adicionais para funcionar. Segundo a empresa, sua infraestrutura é enxuta e o equipamento é de simples instalação e manutenção. O CFN Light SaaS é instalado diretamente na sala de controle do posto de abastecimento, restringindo apenas a pessoas autorizadas, o acesso à programação. Essa configuração permite uma ilha de abastecimento com menor número de equipamentos.
A tecnologia do lançamento demanda reduzida intervenção do operador. Além disso, foi projetada com estrutura modular que permite que novas funcionalidades sejam integradas ao sistema, sem a necessidade de substituição do equipamento. O CFN Light tem capacidade para controlar até duas bombas mecânicas ou bombas eletrônicas. Possibilita, também, diversas formas de identificação da frota, como reconhecimento automático de veículos por RFID. O recurso, segundo a empresa, reduz o risco de fraude e perdas no processo de abastecimento, garantindo que somente veículos cadastrados sejam abastecidos – diante de qualquer padrão anormal de operação, como abastecimento irregular, o sistema trava e emite alarmes automaticamente.
A plataforma de gestão de dados de abastecimento FuelOnet Pro, que integra o sistema, está hospedada em nuvem. Ela registra informações completas sobre o fluxo de abastecimento de combustível, possibilitando detectar facilmente eventuais perdas nesta operação, bem como tendências operacionais.