A Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT) lança o HyperPort, sistema de carga de alta velocidade e solução de frete para operadores portuários composto por cápsulas. Segundo a empresa, novidade é capaz de realizar o transporte em contêineres por centenas de quilômetros em velocidade de avião e tem capacidade para dois contêineres padrão, ou high-cube de 20 pés, ou um contêiner de 40 a 45 pés.
Desenvolvido para atender os padrões atuais da indústria, o HyperPort pode mover 2.800 contêineres por dia em um ambiente fechado, que elimina passagens de nível. Isso aumenta não só a agilidade da operação, mas também a confiabilidade, eficiência e segurança do trabalhador portuário.
O sistema, desenvolvido junto à Hamburger Hafen und Logistik AG (HHLA), operadora do porto de Hamburgo, na Alemanha, passa agora por revisão e certificação do design. O próximo passo é o lançamento de um demonstrador de realidade virtual.
Projetada pela Mormedi, a cápsula de carga mostra o potencial da nova forma de logística. A tecnologia pronta para pré-comercialização, desenvolvida pela HyperloopTT em colaboração com a HHLA e a empresa de engenharia CT Ingenieros, apresenta mais de 20 mil horas de engenharia detalhada incluindo concepção, modelos analíticos, cálculos, estudos de trade-off, modelos 3D, otimizações gerais de design e integrações. A cápsula, a infraestrutura e os componentes do sistema HyperPort estão em otimização para a completa implantação comercial.
Assim como o sistema de transporte de passageiros hyperloop, que está em estudo de viabilidade no Sul do Brasil, o HyperPort não depende de grandes subsídios governamentais para ser adotado. De acordo com as necessidades locais, a HyperloopTT desenvolve e licencia a tecnologia, que pode ser adquirida e executada por operadores de portos.
“O HyperPort traz a nova era do transporte de cargas. Com a mesma tecnologia do nosso sistema de passageiros, adaptada para a realidade dos portos, a solução resolve problemas logísticos, aumenta a capacidade e eficiência e, ao mesmo tempo, diminui a poluição e o congestionamento em portos ao redor do mundo. Serão mais de 2 mil contêineres transportados em um único dia, então o operador portuário também terá mais agilidade e possível redução de custos de operação. É uma solução que pode ser implementada em qualquer lugar e traz benefícios econômicos, sociais e ambientais, como a redução da pegada ambiental devido ao seu sistema zero emissões", comenta o diretor da HyperloopTT na América Latina, Ricardo Penzin.
Já o gerente de Projetos HyperPort da HHLA, Gerlinde John, diz que a tecnologia hyperloop é adequada para levar o transporte de mercadorias a um novo nível. “Com o conceito HyperPort, estamos desenvolvendo uma solução alternativa aos sistemas existentes, voltada ao transporte de mercadorias do futuro e para um mercado global em rápido crescimento.”