A Volvo lançou no Brasil sua nova geração dos caminhões FH, FM e FMX. Os veículos vêm com uma nova versão do I-See, sistema que utiliza a conectividade do caminhão para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática. A tecnologia já vem pré-mapeada de fábrica, melhorando o desempenho e poupando combustível desde a primeira viagem.
Outro avanço vem da transmissão eletrônica I-Shift, que está ainda mais inteligente, com até cinco modos de condução, dependendo do modelo. “Conjugado com as melhorias aerodinâmicas nas cabines, o aprimoramento desses recursos de tecnologia e conectividade deixa os caminhões até 5% mais econômicos do que a geração anterior”, afirma Jeseniel Valério, gerente de Engenharia de Vendas da Volvo.
Todos os veículos ganharam um painel totalmente digital de 12 polegadas, com várias possibilidades de telas configuráveis para a conveniência do motorista. Tudo se ajusta ao modo de direção, mostrando na tela central informações necessárias para as diferentes operações. As inovações garantem mais facilidade no dia a dia, como a inspeção automática de pré-viagem, que verifica inúmeros itens, como desgaste de freios e nível do fluído de arrefecimento. O condutor pode colocar o display do GPS no centro do campo visual e também visualizar o peso por eixo do cavalo mecânico e da carreta, entre inúmeras outras opções.
Outra inovação é a central multimídia de nove polegadas com tela sensível ao toque. Com visualização fácil, traz tudo ao alcance da mão e da visão do condutor, desde o rádio, espelhamento do celular e toda a parte de comunicação do veículo, até aplicativos, telemetria e muitas outras configurações importantes.
O foco em segurança está ainda maior na nova geração de caminhões pesados da Volvo. Um dos aprimoramentos é o Piloto Automático de Descida, tecnologia inédita que permite manter a velocidade programada em descidas de serra ou declives mais longos. No FH, há agora a opção de faróis de LED, com sistema antiofuscamento, que se adapta automática e gradativamente ao tráfego de veículos. Além disso, a nova linha de caminhões também traz de série o pacote de segurança Freios Eletrônicos EBS.
Os veículos podem receber até oito câmeras auxiliares para melhor visibilidade. Uma delas, chamada de câmera de ponto cego, vem instalada na parte inferior do retrovisor direito, garantindo visão em um dos principais pontos cegos, proporcionando visibilidade de 76 m² dessa área. Todas as câmeras podem ter sua imagem projetada na tela da central multimídia.
A cabine do FH ganhou novo conjunto ótico e nova grade frontal, além de melhorias na aerodinâmica, com cantos mais arredondados, menores frestas entre componentes e o pisca deslocado para a porta. Internamente a ergonomia foi aprimorada, com um novo colchão de espuma de alta densidade. Novas entradas USB, maior facilidade para limpeza e novos tecidos de banco são outras novidades. Outra mudança é a nova alavanca da caixa I-Shift, mais ergonômica, que permite melhor movimentação do motorista. Já os Volvo FM e FMX têm uma nova cabine, inspirada na nova geração do FH, maiores, com muito mais espaço e conforto para o motorista. A maior área envidraçada proporciona visibilidade externa 10% maior ao motorista, com mais segurança.
Para aproveitar os amplos benefícios de conectividade dos novos caminhões a Volvo criou um ecossistema digital completo que dá acesso fácil e amigável a uma coleção inédita de dados dos veículos. O Volvo Connect melhora a performance geral dos transportadores com uma refinada gestão da frota, novas funções que aumentam a segurança das operações e ferramentas de ponta para a economia no consumo de combustível.
A Volvo apresenta ainda ao mercado brasileiro o FMX MAX, seu novo modelo de caminhão vocacional para aplicações em mineração e construção pesada. Com um novo eixo traseiro, novas suspensões dianteira e traseira e freios de maior desempenho, ele possui uma carga útil muito maior, com um peso bruto total (PBT) de 58 toneladas em sua versão 8x4, o que representa um aumento de 10% na capacidade de carga do modelo. O FMX MAX tem opções de motorização de 460, 500 e 540 cv.
“O FMX MAX é uma excelente opção para os operadores que precisam de veículos que suportem mais peso e sejam muito robustos para várias aplicações pesadas”, declara Alcides Cavalcanti, diretor executivo de Caminhões da Volvo. “Ele tem uma configuração que maximiza ganhos e reduz o custo operacional, com maior capacidade de carga, maior produtividade e robustez, mantendo sua grande disponibilidade”, complementa William Junqueira, engenheiro de Vendas da marca.
“É uma grande atualização da nossa principal linha de caminhões. Como sempre, estamos trazendo tecnologia de ponta para a América Latina, mantendo a tradição de oferecer aqui produtos globais e antecipar tendências”, resume Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. “Desde que chegou ao Brasil, a Volvo sempre foi reconhecida pela inovação. E agora conseguimos aprimorar ainda mais várias das tecnologias consagradas da marca, para dar mais segurança e produtividade aos nossos clientes”, acrescenta Alcides Cavalcanti, diretor executivo de Caminhões da Volvo.