A Simulefrete lança o módulo Frete Compartilhado aplicado à sua plataforma digital. A funcionalidade permite que embarcadores de diferentes ramos de atividade compartilhem suas cargas em um mesmo veículo. Inicialmente, após a definição de parâmetros e necessidades básicas para a execução do transporte, duas empresas distintas, por exemplo, poderão expedir suas cargas para uma região ou cidade do país, sem a necessidade de aguardar um melhor lote econômico de produtos para embarque.
A nova tecnologia identifica parâmetros de transporte semelhantes de embarcadores distintos, gerencia necessidades regulatórias, operacionais, securitárias e de gerenciamento de risco, bem como regiões de origem e destino das remessas. Na sequência, sugere aos embarcadores que colaborem suas demandas em um mesmo frete disponível por uma gama de transportadoras consideradas aptas para o serviço.
O cofundador da Simulefrete, Marcos Barbosa, explica que ao término da operação cada responsável pelo transporte terá um panorama sobre como otimizar custos e prazos para a entrega com outros embarcadores e tabelas de fretes das transportadoras que estão aptas à demanda atual, entre outros fatores.
“No final do processo, após definição de parâmetros para a execução do transporte, as empresas envolvidas podem adquirir mais eficiência na entrega de suas mercadorias e otimização de custos, visto que poderão compartilhar necessidades para o envio” explica Barbosa.
Segundo o executivo, os setores da indústria e distribuição poderão escolher transportadoras que despachem suas cargas fracionadas em um mesmo caminhão. “Um pedido de 5 toneladas de autopeças, por exemplo, poderá ser direcionado para um caminhão que também levará 8 t de livros de um embarcador distinto, ambos com o mesmo destino ou em rota compatível de entrega”, explica.
A ferramenta mostra ainda o panorama geral de todas as entregas, desempenho, faturamento e conciliação financeira em tempo real. Na prática, oferece desde a escolha do transportador, tipo de modal para cada operação ou mercadoria e acompanhamento do pedido em tempo real até a entrega.
“A tecnologia também facilita o acompanhamento dos pedidos, comparativos entre modais e tabelas de fretes de diferentes transportadoras, gerenciamento para o envio de mercadorias para otimizar ainda mais o frete, com base no comportamento de cada cliente, e escolher entre o transporte fracionado ou lotação em relação à cada demanda, no melhor momento para a sua expedição. Para casos de entregas em atraso, é possível checar as notas com risco de atraso de entrega e interagir com o transportador para que uma determinada entrega seja feita de forma eficiente”, pontua Barbosa.