A Prosegur Cash, unidade de negócio responsável pelos serviços de Logística de Valores do Grupo Prosegur, lançou a Guia de Transporte de Valores Eletrônica (GTV- e). O anúncio acontece oito meses depois da decisão favorável do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) em regulamentar e instituir obrigatoriedade do serviço entre empresas do setor a partir de 1º de setembro de 2022.
A medida representa um marco tanto para o transporte de valores no Brasil, que digitalizará um processo complexo e, aos poucos, deixará de utilizar toneladas de papel poupando o meio ambiente, bem como para a fiscalização. Com a GTV-e, os estados passarão a ter mais controle e celeridade na aferição das guias emitidas pelos contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre a Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). Toda a cadeia terá disponibilidade da informação a qualquer tempo, desde o início da prestação do serviço passando pela Secretaria de Estado da Fazenda, até a emissão da fatura de cobrança ao cliente.
A GTV tradicional é um documento em papel emitido em quatro vias para fins fiscais pelas empresas de transporte de valores contribuintes do ICMS, bem como acompanhar as operações de transporte de valores realizadas por tais empresas, servindo também como documento de transferência de responsabilidade em cada etapa da prestação do serviço. Em seu formato impresso, a GTV serve também como suporte de dados para a emissão do extrato de faturamento. A partir de agora, com a GTV-e, esses documentos serão emitidos e armazenados eletronicamente, eliminando quase por completo o uso de papel das operações, e terá validade jurídica garantida pela assinatura digital do emitente.
“A Prosegur sai na frente e apresenta ao mercado uma solução já esperada por empresas do ramo frente ao processo inevitável de digitalização pelo qual todos os setores da economia estão passando", diz o diretor Regional da Prosegur Cash e responsável pela implantação da GTV-e, Rubens Carbonari.
Ainda segundo o executivo, o projeto piloto foi colocado na rua no último dia 1º de dezembro em Florianópolis (SC) e Campina Grande (PB). “Com tudo certo, nossa operação estará pronta para a implantação nacional ainda no primeiro semestre de 2021”, completa Carbonari.
De acordo com a estratégia de negócio da empresa, o lançamento da GTV-e era o último processo da Prosegur Cash a ser digitalizado, sendo a aprovação do Confaz fundamental para colocá-lo em prática.