A Jungheinrich lança equipamentos de movimentação de carga com a tecnologia de lítio, destinados à indústria frigorífica. A novidade já está disponível para o mercado brasileiro e mais de 60 modelos passam a poder operar em temperaturas negativas, até -28 ºC, com eficiência e produtividade. Entre os modelos estão as empilhadeiras e transpaleteiras elétricas, empilhadeiras patoladas, empilhadeiras retráteis, empilhadeiras contrabalançadas elétricas e selecionadoras de pedidos horizontais.
A companhia anuncia que desenvolveu ainda um sistema de aquecimento das baterias, que garante produtividade e eficiência energética dentro de câmaras frias e ambientes com temperaturas negativas. Com controle automático de temperatura durante a operação e a recarga, o sistema é acionado quando a célula da bateria baixa de 5 °C, desligando automaticamente quando essa temperatura alcança ou ultrapassa os 10 °C. a tecnologia também se desliga automaticamente quando o equipamento é desligado. Seu consumo próprio atinge, no máximo, 2% da capacidade da bateria por hora.
Segundo a empresa, com a capacidade de manter a temperatura interna das baterias ao trabalhar em temperaturas negativas de até -28 ºC, não há mais a necessidade de realizar ciclos constantes entre as áreas frigorificadas e as antecâmaras, com temperaturas variando entre 5 ºC e 0 ºC. Com isso, os equipamentos não necessitam mais seguir para as áreas de antecâmara para manter as baterias em temperatura de operação, somente para o recarregamento ou estacionamento.
Dessa forma, revela a Jungheinrich, é garantida a atuação em mais de 80% das câmaras frigoríficas em utilização.
Tecnologia
As baterias de lítio permitem um fluxo de trabalho mais eficiente graças ao sistema de recarga rápida e de fácil manuseio. Equipamentos com baterias de lítio operam com cargas de oportunidade e trazem para as empresas zero emissão de CO2 e mais economia e performance.
O reflexo de uma tecnologia de impacto tão expressivo quanto as baterias de lítio na produtividade dos clientes já se mostrou nos números de vendas da Jungheinrich em 2019, representando 51% do volume total de equipamentos comercializados pela empresa no Brasil. No mesmo ano, globalmente, a Jungheinrich comercializou 13.600 baterias de lítio.
A bateria de lítio da Jungheinrich é totalmente selada e 100% segura. Integrada ao equipamento, garante um design mais compacto, oferecendo desempenho, produtividade e conforto para o operador, além de segurança nas mais diversas operações de intralogística. Os clientes têm um equipamento ergonômico, com facilidade de manobra e capaz de atuar com agilidade em corredores operacionais estreitos.
Para o vice-presidente da Jungheinrich para a América Latina, Vigold Georg, as vantagens para os clientes são muitas, especialmente quando produzidas por um único fabricante. “Somos a primeira empresa do setor a implementar a integração completa nas empilhadeiras – bateria, carregador e equipamentos em perfeita sincronia, que se comunicam e foram 100% produzidos em nossas fábricas na Alemanha. Pelo feito, fomos contemplados com importantes prêmios mundiais de design”, diz.
O executivo afirma que a soma da tecnologia com a eficiência e a sustentabilidade do lítio traz excelência para as operações de frio. Alto desempenho, recargas em poucos minutos, manutenção zero e longa vida útil garantem a disponibilidade constante desses equipamentos, sem emissão de gases ou ácido, nem a necessidade de manter bateria reserva são algumas das vantagens destacadas pelo vice-presidente.
Vale lembrar que a Jungheinrich ainda é a responsável pelas baterias ao final de suas vidas úteis. A companhia coleta e cuida de todo o processo de descarte das baterias de lítio, seja dando uma segunda vida a elas, como baterias estacionárias, ou promovendo sua destinação correta à reciclagem, por meio de empresas credenciadas e habilitadas para lidar com esse tipo de resíduo.