.
Fabricante de sistemas de rastreamento de veículos, a OmniLink lançou, na Fenatran 2005, um rastreador autônomo de carretas com sistema de alimentação por energia solar. O rastreador funciona independentemente do cavalo e tem um sistema de gerenciamento de energia que garante um baixo consumo e autonomia de oito a dez dias.
Duas versões do equipamento foram desenvolvidas, para frotas urbanas e de longas distâncias, e a partir de novembro terão início os testes nos clientes. O modelo RI 1550 Solar permite a comunicação celular digital GSM/GPRS e o modelo RI 1560 Max Solar tem duplo canal de comunicação, com a opção de uso tanto pela rede GSM/GPRS quanto por comunicação via satélite pelo sistema Inmarsat D+.
“Os rastreadores autônomos serão um pouco mais caros que os modelos convencionais, por causa do painel solar e da bateria”, explica Paulo Pinho, diretor Comercial da empresa. “No entanto, eles são mais convenientes porque dispensam a necessidade de alimentação”, acrescenta Pinho. O modelo híbrido, com comunicação tanto por GSM/GPRS quanto por satélite, custará cerca de 70% mais que o modelo simples.
A empresa acredita que os principais clientes para este novo rastreador serão os próprios embarcadores e as empresas com frotas de transferência grandes que, em vez de rastrearem o cavalo, irão rastrear a carreta. “Trata-se de um rastreador novo no Brasil, mas já utilizado em grande escala nos EUA, pois lá as carretas são dos embarcadores”, completa Pinho.
www.omnilink.com.br