A Trackage, empresa que desenvolve soluções logísticas, utiliza tecnologias como internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) para otimizar alguns processos que antes só eram feitos com contato físico. Todo o fluxo logístico é controlado pela plataforma Maestro, que monitora a rota do motorista, sua posição e programa a entrega nas docas quando estiverem disponíveis.
Com a tecnologia Maestro, o motorista faz, ainda, um check-in pelo sistema avisando sua chegada na portaria. Suas informações de identificação aparecem na tela de controle, além das documentações do pedido, que podem ser conferidas previamente. Depois da conferência e liberação do motorista, ele recebe um aviso de direcionamento especificamente para a doca disponível, assim como todas as instruções para entrega da carga ou mercadoria.
Além disso, se o contato com o motorista for perdido durante o processo, a plataforma mostra em tempo real a localização do condutor dentro do CD. Há outras funcionalidades. A torre de controle do Maestro, por exemplo, permite acompanhar em tempo real a localização de todos os motoristas ativos e seus respectivos status.
Para o CEO da Trackage, Victor Hugo Moreira, este tipo de tecnologia aplicada em serviços é uma necessidade evidente para o setor. “As empresas têm uma necessidade latente de reduzir custos e prejuízos, otimizando seus processos logísticos com a utilização da tecnologia e dispositivos IoT, possibilitando uma visão e gestão estratégica de toda operação, com inteligência de dados e indicadores que possibilitam melhores tomadas de decisão”, diz.