A Pathfind, empresa de tecnologia que oferece soluções em logística, lança o otimizador dinâmico, produto aplicado em frotas de caminhões empregados no setor de e-commerce e utilizados nas operações de última milha. A novidade promete uma economia no custo do transporte entre 15% e 20%, além de redução das emissões de carbono na atmosfera.
O presidente do conselho da Pathfind, Antonio Wrobleski, diz que na prática trata-se de um aprendizado de máquina (machine learning), que se retroalimenta com informações ao longo da rota traçada. Para o executivo, as empresas de última milha, ou seja, mais próximas do consumidor, estão sofrendo como nunca. “Os problemas são diversos e vão de entregas atrasadas a sobrecarga de funcionários. A tecnologia, nesse momento, é fundamental para fazer o básico, entregar mais rápido, ganhar eficiência e reduzir custos”, diz.
Wrobleski afirma que a Pathfind tem como objetivo rentabilizar cada quilômetro rodado, aumentando a capacidade de carregamento sem perder de vista a legislação trabalhista e de trânsito. “Com nosso algoritmo e tecnologia, temos a ferramenta de otimização de rota mais amigável do mercado”, acredita.
O executivo faz mais um lembrete. “Na Pathfind, continuamos trabalhando na melhoria contínua dos nossos produtos e aprimorando nossos algoritmos para gerar mais dados e inteligência para os operadores”. Além disso, adianta ele, para este ano serão mais três lançamentos e investimentos em tecnologia para a operação, marketing, atendimento e vendas.