A Iveco, marca da CNH Industrial, lança os modelos de 9 e 11 toneladas da família Tector. Os novos integrantes da família foram projetados para garantir ao caminhoneiro a melhor experiência a bordo. A cabine, que chama atenção pelo design global, foi pensada para criar menos arrasto, o que contribui para a redução do consumo de combustível. As linhas externas melhoram o fluxo de ar e reduzem o efeito negativo causado pela água em dias de chuva.
“Os lançamentos nos tornam mais competitivos no segmento dos médios, que representa 20% do mercado de transportes no Brasil, e completam nosso portfólio. Agora, estamos mais fortes dos leves aos pesados”, afirma o vice-presidente da Iveco para a América do Sul, Marco Borba.
Para o desenvolvimento dos veículos, a marca foi a campo para entender a rotina dos motoristas que dirigem caminhões médios, um produto voltado principalmente para os grandes centros urbanos. O diretor de Vendas e Marketing da Iveco para a América do Sul, Ricardo Barion, ressalta que a pesquisa mostrou que fatores como versatilidade para operar em diferentes operações e conforto para quem passa muito tempo ao volante fazem a diferença na escolha de um produto.
Com conforto e espaço interno, a estrutura é, segundo a montadora, a única do segmento com basculamento hidráulico, o que representa um aumento da segurança durante as manutenções. Outro aspecto que facilita a vida do caminhoneiro é o acesso para conferir o nível de óleo e fluído do radiador feito pela parte frontal. Destaque para o baixo ruído no interior da cabine que reforça a sensação de conforto.
As portas têm maior ângulo para facilitar a entrada e saída do motorista no dia a dia e a altura que vai do banco ao teto tem 1,14 metro. A alavanca de câmbio foi posicionada no painel, o que garante conforto, rapidez e segurança nas trocas de marcha.
“Outro ponto forte da cabine é a visibilidade. Temos o melhor campo de visão da categoria, com o maior para-brisa do segmento, com 1,53 m² e retrovisores desenhados para garantir uma visão ampla das laterais, o que significa mais segurança e facilidade ao conduzir o veículo em manobras, ruas estreitas e docas apertadas”, diz Barion.
A suspensão dos novos modelos 9 e 11 toneladas, também entra na lista de itens de conforto. No eixo traseiro, são utilizadas molas parabólicas que garantem segurança, dirigibilidade e um rodar mais suave, se comparada aos feixes de molas trapezoidais. Já para a suspensão da cabine, a Iveco afirma que proporciona o melhor conceito do segmento: coxim, mola e amortecedor. O chassi, do tipo escada, proporciona mais rigidez estrutural.
O trem de força composto pelo motor NEF45 da FPT Industrial, com 190 cavalos de potência, da transmissão Eaton de seis velocidades e dos eixos Dana. Na sexta marcha, a Iveco implementou um super overdrive, ou seja, uma última marcha longa que não compromete o consumo e aumenta a performance do veículo. “O condutor deste tipo de caminhão roda muito, freia, acelera e precisa de um motor que corresponda a essa agilidade no ciclo urbano e agilidade significa uma resposta mais rápida do veículo”, conta Barion.
A montadora ressalta, ainda, que os modelos semipesados Tector 17, 24 e 31 de seis cilindros, também passam a ser comercializados com a nova cabine. Destaque para o novo modelo Tector Auto-Shift 4x2, de 300 cv de potência na versão trator, ideal para utilização com implemento de dois eixos espaçados com Capacidade Máxima de Tração (CMT ) de 36 toneladas.