A Fretebras oferece ao mercado um aplicativo que tem como objetivo conectar empresas em busca de transporte para seus produtos a caminhoneiros disponíveis para realizar o serviço. A plataforma, que leva o mesmo nome que a empresa, conta com mais de 250 mil veículos cadastrados e oferece uma assinatura mensal aos embarcadores e transportadoras que desejam anunciar seus fretes. Para os caminhoneiros a utilização do app é totalmente gratuita.
O cadastro das empresas é feito por meio do site da Fretebras e, uma vez que os dados sejam verificados, elas passam a ter acesso ao sistema. Os preços são acordados pelas partes envolvidas, embora os contratantes possam verificar se o valor é compatível com o mercado por meio de uma ferramenta desenvolvida pela própria Fretebras. A funcionalidade oferece um panorama com base em análises de rota, preço por tonelada movimentada por quilômetro e média de custo pelo transporte do produto em uma rota específica, entre outros elementos.
Ao anunciar um frete, é necessário que se especifique origem e destino da carga, informações sobre o produto a ser transportado, bem como o tipo de caminhão e carroceria desejados e, opcionalmente, peso, volume e o preço do frete. Uma vez que o anúncio é postado, os motoristas interessados podem entrar em contato. “Caso se passe muito tempo e nenhum match aconteça, a própria companhia pode verificar quem está próximo do seu carregamento para negociar diretamente com os transportadores por telefone”, explica Ariadne Godinho, diretora Comercial da Fretebras.
Somente em 2017, a plataforma intermediou o transporte de aproximadamente 3,7 milhões de fretes. A Fretebras atua em toda a América do Sul e já intermediou serviços no Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Peru e Bolívia. O aplicativo está disponível para download gratuito na Google Play.