A Ford Caminhões apresentou, na última sexta-feira, 31 de agosto, em Caxias do Sul (RS), no campo de provas da Randon, o Cargo Power 3031 8x2, veículo semipesado bitruck, com segundo eixo direcional dotado de freio com câmara de 16 polegadas. O veículo chega ao mercado para atuar em segmentos como de carga seca, carga geral e frigorificado, entre outros.
São diversas as novidades e, segundo o gerente de Engenharia de Chassis da Ford Caminhões, Luís Fernando Caldo, as especificações foram definidas depois de um total de 10 mil horas de verificações virtuais e 200 mil km de testes de engenharia.
O caminhão é equipado com trem de força que garante potência máxima de 306 cavalos e torque máximo de 1.100 Nm. O lançamento pode ser encontrado ainda com transmissão automatizada de dez marchas ou manual de nove marchas. O 3031 é equipado também com freio ABS com EBD e motor ISB de 6,7 litros. O novo Cargo Power 3031 8x2 está disponível com cabine simples ou leito, entre-eixo longo (5.300 mm) ou extra longo (6.300 mm) e tanque simples com capacidade para 275 litros ou duplo, para 550 litros.
De acordo com Caldo, por se tratar de um veículo com segundo eixo direcional o chassi mereceu atenção especial. A montadora maximizou a utilização de peças padronizadas, por exemplo, a fim de diminuir o custo de manutenção e tornar os reparos mais ágeis. Além disso, adotou uma viga no eixo dianteiro e adequou sua distância ao solo, agora em 300 mm. Outro diferencial aplicado no chassi é o bolsão de ar pneumático, que gera menor desgaste dos pneus e economia de combustível.
O diretor de Vendas, Marketing e Serviços da Ford Caminhões, Oswaldo Ramos, salienta que graças ao lançamento e ao restante da linha de produtos 2019 disponibilizada pela montadora as projeções são otimistas. Ele calcula que ao final deste ano Ford deve apresentar um crescimento de 20% no volume das vendas. “Estamos com uma mentalidade focada na fidelização. Queremos vender caminhões para atender o consumidor durante a sua jornada”, diz.