A Ford Caminhões lançou a linha Cargo Power 2019 que, segundo a própria companhia, faz parte de sua estratégia para fortalecer a posição da marca no segmento de médios e pesados. Ela é formada por seis modelos equipados com o novo motor de 306 cavalos e capacidades de 17 a 31 toneladas de peso bruto total (PBT), com trações 4x2, 6x2, 6x4 e o lançamento 8x2.
Os modelos que compõem a nova linha são o 1731 chassi rígido, o 1731T cavalo-mecânico, o 2431 6x2 com transmissão manual ou automatizada, o 2631 6x4, o 3131 6x4 e o 3031 8x2 com transmissão manual ou automatizada.
O trabalho de engenharia para a nova motorização aplicada aos modelos da linha envolveu 400 mil km de testes de desenvolvimento e durabilidade. Essa rodagem incluiu também regiões de altitude elevada, como o Deserto do Atacama, no Chile (a 4.800 metros), Ibagué, na Colômbia (a 3.250 m), e Campos do Jordão, em São Paulo (a 1.600 m). Para a validação do motor foram realizadas, ainda, 6 mil horas de testes em dinamômetro.
Características
A linha Cargo Power é equipada com o novo motor ISB 6.7 L da Cummins e, de acordo com a montadora, é o mais forte da categoria entre os motores com até 7 litros. O trem de força tem potência de 306 cv (a 2.100 rpm) e torque de 1.100 Nm, com curva ampla e elevada disponível já em baixa rotação (a 1.100–1.900 rpm). Comparado ao motor do Cargo 2429 6x2, de 950 Nm, ele traz um ganho no torque final de 16%.
“Essa característica faz uma grande diferença no desempenho do veículo e é sentida principalmente nas retomadas e ultrapassagens, situações em que o motor ‘enche’ mais rápido e responde com agilidade. E, o que é mais importante, faz isso com economia de combustível”, explica o gerente de Powertrain da Ford Caminhões, Nelson Palmério.
O motor ISB 6.7 usa um novo turbo com carcaça e rotor projetados para trabalhar com maior pressão, incluindo válvula de alívio (wastegate). Além de proporcionar uma combustão mais homogênea, ele melhora a resposta do motor em retomadas. Tem também um filtro de ar com maior capacidade de vazão, de 25 m³ por minuto, novos bicos injetores e software eletrônico reprogramado. O sistema de refrigeração foi redimensionado, com novo ventilador e intercooler.
Os demais elementos do trem de força foram igualmente trabalhados para poder operar com maior nível de torque e potência. A transmissão adota uma nova calibração, que foi acompanhada pela adequação da embreagem. O cardã e o eixo traseiro, mais robustos, também são de uma nova série com relação específica para a linha.
Trucado estradeiro
A grande aposta da Ford na linha Cargo Power 2019 é o 2431 6x2, trucado estradeiro. O modelo médio, com peso bruto total de 24 t, é resultado de um projeto que privilegia a durabilidade e a versatilidade de aplicações. Entre suas características estão a maior agilidade nas retomadas e segurança nas ultrapassagens, que aumentam a produtividade das viagens com a mesma eficiência no consumo de combustível.
“O novo Cargo Power 2431 é um grande lançamento que reforça a nossa proposta de trazer produtos inovadores para o mercado, com soluções focadas nas suas reais necessidades”, diz o diretor de Operações da Ford Caminhões na América do Sul, João Pimentel. Ele completa dizendo que seu projeto foi desenvolvido a partir do desejo dos clientes do segmento, que demandavam por um veículo mais potente e eficiente sem abrir mão da economia.
Clique aqui e confira nossa galeria de imagens da nova linha Ford Cargo Power 2019.