A Hyundai Caoa apresenta ao mercado o caminhão leve HD 80, que chega para substituir o HD 78. O Peso Bruto Total (PBT) do novo modelo é de 8.000 kg, contra 7.800 kg de seu antecessor. A capacidade total de carga é de 5.263 kg e líquida de 4.463 kg.
A novidade é equipada com motor biturbo quatro cilindros, diesel 3.0 litros, com intercooler e sistema EGR – que dispensa o uso do ARLA. Esse propulsor tem potência máxima de 170 cv a 3.500 rpm e torque de 40,8 kgf.m (400 N.m), entre 1.500 e 2.200 rpm.
O funcionamento do motor que equipa o lançamento ocorre em uma faixa de rotação elástica devido à utilização de dois turbos de dimensões diferentes e que trabalham em série, assegurando que o seu torque permaneça na faixa máxima de rotação.
Além disso, outro diferencial do motor do Hyundai HD 80 está na tecnologia Exhaust Gas Recirculation (EGR), em português, Recirculação de Gases do Escape, que elimina a necessidade da utilização de ARLA e reduz a emissão de poluentes.
Complementando o conjunto motopropulsor, o HD 80 está equipado com uma transmissão manual de cinco marchas, com sistema de embreagem servo-assistido, item que torna o acionamento do pedal mais leve para o condutor. O câmbio utilizado por esse lançamento possui um escalonamento de marchas projetado para proporcionar o melhor aproveitamento do torque e da potência gerados pelo motor.
A caixa de câmbio é ligada ao diferencial traseiro por um novo eixo cardan, do tipo monotron – os dois segmentos que compõem o eixo (frontal e posterior) são balanceados em conjunto. O diferencial traseiro conta com uma nova relação entre pinhão e cremalheira (6,50:1), mais curta quando comparada ao do seu antecessor, contribuindo, assim, para uma melhora no desempenho.
O HD 80 vem equipado de série com sistema de freios pneumático, em substituição ao hidráulico utilizado até então pelo HD 78, e tecnologia antitravamento das rodas (ABS). O veículo também contará com sistema de ajuste automático da folga das lonas de freios, o que elimina a realização manual dessa regulagem. Outra novidade está no acionamento do freio de estacionamento, que passou a ser realizado por uma alavanca situada no console central, entre os bancos do motorista e dos passageiros.
Já a cabine está montada sobre coxins hidráulicos e conta com uma barra de torção, proporcionando uma melhor absorção dos impactos e torções provenientes das irregularidades do solo, aumentando, consequentemente, o conforto para os ocupantes do habitáculo. Os serviços de manutenção e verificações de rotina são realizados por meio do basculamento da cabine com inclinação de 45°.
No interior, o veículo traz mais evoluções, como, por exemplo, quadro de instrumentos e console central redesenhados, manopla de acionamento do freio de estacionamento, que passou a ser pneumático, além da inclusão do computador de bordo. O assento é reclinável e corrediço e, em conjunto com a coluna de direção com ajuste de inclinação, permite ao condutor um ajuste ideal conforme a sua estatura física.