A eBox Digital, empresa especializada na guarda de documentos físicos e digitais e no desenvolvimento de sistemas para o setor, lançou no mercado o eBox Mobile, aplicativo que automatiza a comprovação de entrega de mercadorias. A plataforma coleta e fornece várias informações em tempo real, reduzindo a possibilidade de fraudes e permitindo o acompanhamento da operação.
A ferramenta traz as funções de assinatura com certificação digital, que pode ser feita utilizando um tablet ou um smarthphone; selfie de segurança, para inserir a imagem do documento ou da própria pessoa que está recebendo o produto; tecnologia de geolocalização, que certifica que a pessoa está realmente no local informado; e carimbo de tempo, que serve como evidência de que a operação foi realizada no horário e na data informados.
O eBox Mobile pode gerar uma economia de até 50% para as transportadoras, considerando aspectos como redução de papéis, agilidade operacional e assertividade nas entregas. Além disso, as notas de gastos diários dos motoristas podem ser disponibilizadas para a transportadora no ato do consumo, já que o aplicativo conta com um recurso de digitalização e envio automático do comprovante para o departamento Financeiro da empresa.
Segundo o diretor Comercial da eBox Digital, Marcelo Araújo, o benefício mais procurado pelas empresas do segmento é a possibilidade de antecipação de receita. “Como é um setor que recebe pelo volume de entregas, o controle feito de forma automatizada permite que as notas, faturadas em tempo real, rendam agilidade e assertividade em toda a operação. Com isso, as transportadoras conseguem alinhar números de entrega e gastos diários, o que possibilita a antecipação de receita das operações”.
O canhoto eletrônico tem legitimidade jurídica diante de qualquer situação judicial devido às funções integradas ao aplicativo. Ainda segundo Araújo, os indicadores da ferramenta excluem qualquer hipótese de fraude nas entregas, o que garante a segurança da operação e o amparo jurídico no caso de possíveis conflitos.