A MAN Diesel & Turbo anuncio o fornecimento de motores para os primeiros navios porta-contêineres alimentados principalmente por gás natural liquefeito (GNL). A empresa de transporte norte-americana Tote, sediada na cidade de Tacoma, em Washington, assinou um contrato com o estaleiro Nassco, em San Diego, para a construção de dois navios porta-contêineres. As embarcações serão futuramente movidas por um motor flex de dois tempos 8L70ME-GI, que poderão ser operados com combustível líquido ou gasoso. Este foi o primeiro pedido do novo motor ME-GI para a MAN Diesel & Turbo.
A construção do primeiro navio deve ser iniciada em 2014, com entrega prevista para o fim de 2015. Já o segundo navio deverá ser entregue em 2016. Ambas as embarcações possuirão 3.100 TEUs de capacidade e serão ambientalmente corretas, por serem as primeiras embarcações movidas principalmente por GNL.
Os motores MAN oferecem aos armadores e operadores grande flexibilidade e eficiência de custos, já que o combustível poderá ser alterado com base na sua disponibilidade e preço. “Os regulamentos mais rigorosos sobre emissões e o aumento no preço de combustíveis exigem compatibilidade com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, soluções econômicas. Nossos motores biocombustíveis e movidos a gás são perfeitamente concebidos para tais exigências”, comenta o CEO da MAN Diesel & Turbo e membro da diretoria executiva da MAN, René Umlauft.