A Iveco e o Grupo Larimar, empresa que atua com transporte público e produção de carrocerias urbanas na África do Sul, firmaram, em novembro, um acordo para a formação de uma joint venture que fabricará caminhões e ônibus no país.
A nova empresa, que se chamará Newco, contará com uma participação acionária de 60% por parte da Iveco. A novidade faz parte da estratégia da empresa de produzir globalmente ao mesmo tempo em que fabrica produtos que atendem a necessidades locais. Sem revelar datas, as empresas informam que a Newco contará com uma fábrica em Pretória, capital administrativa da África do Sul.
A unidade industrial apresentará uma produção anual de 7.000 caminhões e 1.000 ônibus, empregando mais de 1.000 colaboradores. A Newco produzirá veículos comerciais leves, médios e pesados, assim como ônibus de motor dianteiro e de piso baixo. A produção terá início já no segundo semestre de 2013, com a linha Eurocargo.
Os caminhões serão comercializados pela Iveco South Africa em toda a região sul do continente, por meio de sua rede de distribuição atual. A empresa opera em toda a região com 40 concessionárias e mais de 50 pontos de venda. Além disso, mais de 70 pontos de serviço oferecem aos clientes assistência pós-venda. Já os ônibus serão distribuídos pela própria Newco.
“Esta parceria visa atender tanto ao mercado local, que é um dos mais proeminentes na região, como todos os outros países vizinhos membros da União Aduaneira da África Austral. A Newco representará um avanço para o já extenso portfólio de produtos da Iveco”, diz o CEO da Iveco, Alfredo Altavilla.
O Grupo Larimar exerce atividades ligadas ao transporte de passageiros, transporte comercial, fabricação, projeto e revenda de veículos e serviços financeiros e imobiliários. Com um faturamento anual de mais de R$ 2,1 bilhões, o grupo emprega cerca de 4.100 colaboradores.