Uma grande explosão ocorreu em um navio porta-contêineres atracado no porto de Ningbo-Zhoushan na China, em outro incidente que levanta sérias preocupações de segurança.
O incidente aconteceu nesta sexta-feira (09/08), e imagens em vídeo mostram uma grande explosão no navio YM Mobility. Não há registro de mortes no momento.
A explosão em Ningbo sucede outros grandes incidentes em 2024, incluindo o colapso da Ponte de Baltimore em março, após ser atingida por um navio porta-contêneres, e um incêndio elétrico a bordo do Maersk Frankfurt durante a sua viagem de estreia no Mar Arábico no mês passado, que causou a morte de um tripulante.
Peter Sand, Chief Analyst na plataforma de análises de mercado e benchmarking em frete aéreo e marítimo Xeneta, disse: "Este tipo de incidente não deveria ocorrer nunca e é outro exemplo de como uma falha no transporte marítimo de contêineres pode ter consequências catastróficas".
"Se essa explosão tivesse acontecido em alto mar ao invés do atracadouro do porto, a tripulação e o navio teriam estado em ainda maior perigo", completa.
Uma investigação sobre o caso será feita e, de acordo com Peter, a indústria precisa aprender com ela. "Navio porta-contêineres são usados para transportar cargas perigosas e potencialmente explosivas, por isso é de suma importância que medidas de segurança robustas sejam implementadas", alerta.
Ningbo-Zhoushan é o segundo maior porto de contêineres mais importante da China, atrás de Xangai, movimentando mais de 100.000 TEU (unidade equivalente a contêineres de 20 pés) por dia.
Dados da Xeneta mostram que as taxas spot médias no grande comércio de Ningbo para a Costa Oeste dos EUA aumentaram 146% entre 30 de abril e 1º de julho em meio ao impacto do conflito em andamento na região do Mar Vermelho no transporte de contêineres.
As taxas spot médias no comércio para a Costa Oeste dos EUA diminuíram desde então, caindo 18%, para US$ 6.510 por FEU (contêiner de transporte de 40 pés) em 9 de agosto.
Sand não acredita que a explosão no YM Mobility terá um impacto significativo no mercado. "Ningbo-Zhoushan é um porto muito importante e bem conectado no Extremo Oriente, ficando atrás apenas de Xangai, na China, e empatado com Singapura. É um hub essencial para o transporte de contêineres, e este incidente é profundamente preocupante de uma perspectiva de segurança, mas é pouco provável que tenha um impacto significativo no mercado", avalia.