O Equador encerrou o terceiro trimestre deste ano com a venda de 8.219 veículos comerciais pesados, abrangendo caminhões, ônibus e micro-ônibus. No entanto, observou-se uma queda de 4,2% em comparação com os 8.581 veículos vendidos no mesmo período de 2022.
No segmento de caminhões, o mercado equatoriano totalizou 7.496 veículos, registrando uma retração de 7,2% em comparação com as 8.080 unidades acumuladas de janeiro a setembro de 2022. Já na categoria de ônibus e micro-ônibus, foram comercializados 723 veículos, apresentando um aumento de 44,3% em relação às 501 unidades vendidas no mesmo período do ano anterior.
Em termos de vendas mensais, o segmento de caminhões faturou 791 unidades, representando uma queda de 30,6% em comparação com as 1.139 unidades vendidas em setembro de 2022. As vendas de ônibus e micro-ônibus atingiram o volume de 66 unidades, registrando uma redução de 24,1% em comparação com as 87 unidades faturadas no mesmo mês de 2022.
Ao avaliar o desempenho do terceiro trimestre, a marca Hino liderou o mercado de caminhões, com o registro acumulado de 1.498 unidades, embora abaixo das 1.792 unidades vendidas de janeiro a setembro de 2022. Na segunda posição, a Chevrolet, com 1.159 veículos, também apresentou uma diminuição em relação às 1.419 unidades vendidas no mesmo período do ano passado. Na terceira posição, a JAC, com 1.101 unidades, registrou um volume menor em comparação com as 1.340 unidades vendidas no ano anterior.
No segmento de ônibus e vans, a liderança pertenceu à Hino, com 507 unidades, seguida pela Mercedes-Benz, com 82 unidades. Em terceiro lugar, a Chevrolet, com 54 unidades. O mercado equatoriano continua a refletir ajustes no cenário de vendas de veículos comerciais pesados.
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