O Chile é primeiro país da região a receber os caminhões elétricos Mercedes-Benz eActros e FUSO Next Generation eCanter na América Latina. Os veículos foram lançados no dia 17 de agosto na capital Santiago para clientes, autoridades, parceiros e imprensa.
Três modelos do caminhão leve Next Generation eCanter estão disponíveis para o mercado chileno, com PBT (peso bruto total) legal de 6.5, 7.5 e 8.55 toneladas. Já o pesado elétrico Mercedes-Benz será oferecido nas versões eActros 300 4x2 para 19 toneladas de PBT e eActros 400 6x2 para 27 toneladas.
“Com zero emissões locais de CO², os caminhões elétricos eActros e eCanter chegam à América Latina pouco após o seu lançamento mundial. O Chile é um mercado prioritário e saímos na frente ao lançar simultaneamente caminhões leves e pesados da Fuso e Mercedes-Benz, além de nosso chassi para ônibus eO500U, que brevemente se juntará ao portfólio de veículos elétricos no Chile. Ainda em 2023, teremos mais lançamentos no segmento de caminhões ampliando ainda mais a gama de veículos elétricos disponíveis no Chile”, destaca Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina.
Mercedes-Benz eActros
O Mercedes-Benz eActros elétrico à bateria para transporte em serviços de distribuição urbana pesada está em produção em série, na fábrica de Wörth am Rhein, na Alemanha, desde outubro de 2021. Ele pode receber carroçarias do tipo baú carga seca, baú refrigerado, porta-pallets, entre várias outras aplicações.
Os modelos eActros possuem três (eActros 300) ou quatro (eActros 400) conjuntos de baterias, cada um com uma capacidade instalada de 112 kWh, traduzindo em uma eficiência energética única na categoria. Alguns modelos podem alcançar até 300 ou 400 quilômetros de autonomia (eActros 300/400), dependendo das condições de operação, contando ainda com um sistema de recuperação de energia através da frenagem. O carregamento rápido das baterias ocorre em até 1h15 (carregador 160 kW, 20 – 80% da carga para 3 baterias), utilizando carregadores do tipo CCS.
FUSO Next Generation eCanter
Para o Chile estão disponíveis, inicialmente, as versões de 6.5, 7.5 e 8.55 toneladas, podendo receber carroçarias como carga seca aberta de alumínio, baú carga seca, baú refrigerado, coleta de resíduos, basculante e guindaste, entre outras aplicações. O eCanter é indicado para transporte urbano e possui 2 versões de pacotes de baterias gerando autonomia nas versões M de 140 km e L de 200 km.
Os caminhões elétricos eCanter estão em operação no Japão, EUA, União Europeia, Austrália e Nova Zelândia. São mais de 570 veículos com mais de 8 milhões de quilômetros rodados globalmente.
LEIA TAMBÉM: