O mercado peruano registrou em julho a venda de 1.513 veículos comerciais pesados, volume composto por caminhões, tractocaminhões, miniônibus e ônibus. O número representa um aumento de 5,9% em relação às 1.429 unidades comercializadas em julho de 2022, e um aumento de 8,5% em relação ao mês de junho deste ano.
Considerando as vendas de caminhões e tractocaminhões, veículos utilizados no setor logístico, as vendas de caminhões alcançaram 991 unidades em julho, uma queda de 5,2% em relação às vendas do mês anterior. Já os tractocaminhões tiveram um aumento de 40,2% em vendas quando comparados a junho deste ano, totalizando 223 unidades vendidas.
Em vendas acumuladas no ano, o Peru registrou a venda de 9.733 veículos comerciais de janeiro a julho de 2023, 8,8% menor do que as 10.669 unidades no mesmo período do ano anterior. Dentre eles, foram 7.041 caminhões, menor em 6,6% que o volume de 7.541 unidades vendidas no mesmo período de 2022 e 1.368 tractocaminhões com decréscimo de 14,1% em comparação com os 1.586 veículos do semestre inicial deste ano.
Para gerente de Estudos Econômicos e Estadísticas da Associação Automotriz do Peru (AAP), Alberto Morisaki, o comportamento observado este ano, é consequência das restrições da circulação veicular, do aumento de precipitações causadas pelo Niño Costero, somado a problemas financeiros que algumas empresas enfrentam no país, especialmente as de transporte. O crescimento apresentado em julho ocorreu em razão de aquisições corporativas pontuais.