A ABB E-mobility, que desenvolve infraestrutura de carregamento de veículos elétricos (VE), anuncia a expansão contínua de sua presença de fabricação global e nos Estados Unidos com novas operações em Columbia, Carolina do Sul.
O investimento, não divulgado, aumentará, segundo a empresa, a produção de carregadores de veículos elétricos, incluindo os compatíveis com o Buy America Act, e criará mais de 100 empregos. A nova instalação será capaz de produzir até 10 mil carregadores por ano, variando de 20kW a 180kW de potência, que são aplicados para carregamento de frotas.
A operação se baseia nas instalações de fabricação existentes da ABB E-mobility nos Estados Unidos, que produzem carregadores que variam de 150kW a 450kW. Essa expansão, revela a companhia, aumentará a capacidade de resposta à demanda do mercado dos Estados Unidos, criará uma cadeia de suprimentos local mais eficiente e reduzirá os prazos de entrega.
“A necessidade de investimento no setor de mobilidade elétrica dos Estados Unidos nunca foi tão grande, pois espera-se que 18 milhões de VEs estejam nas estradas do país até 2030. A expansão de nossas operações de fabricação no país nos permitirá atender melhor nossos clientes e ajudar a avançar na adoção de frotas eletrificadas”, diz o , vice-presidente da ABB E-mobility na América do Norte, Bob Stojanovic.
Ainda de acordo com o executivo, a instalação na Carolina do Sul é outro exemplo de como a empresa está impulsionando a economia americana de mobilidade elétrica com soluções de carregamento de veículos confiáveis e de alta qualidade que atendem às necessidades de todas as partes de um ecossistema de transporte sustentável.
Com esse investimento, a ABB E-mobility pretende ainda aumentar suas capacidades para atender às metas dos Estados Unidos de construir a base de fabricação nacional para carregamento de EVs. Os carregadores de veículos elétricos produzidos na Carolina do Sul atenderão aos padrões proposto pelo Buy America Act da Federal Highway Administration (FHWA) para carregadores de veículos elétricos, bem como aos requisitos do programa National Electric Vehicle Infrastructure (NEVI).
Ações
Essa expansão de fabricação é a mais recente de uma série de anúncios da ABB E-mobility com foco nos Estados Unidos, com investimentos contínuos planejados para 2024 e futuros. Além das instalações da Carolina do Sul, a ABB E-mobility anunciou em julho de 2022 o lançamento de um centro de treinamento em Sugar Land, no Texas, e uma instalação de P&D no sul da Califórnia.
Este ano, a ABB informa que também adquiriu uma participação majoritária na empresa de soluções de infraestrutura de carregamento comercial de elétricos InCharge Energy, expandindo a oferta de veículos inteligentes e conectados da ABB. Além disso, a ABB investiu no fornecedor de software de carregamento de veículos elétricos ChargeLab.
A companhia ressalta que desde 2010 investiu US$ 14 bilhões nos Estados Unidos com ampliações de fábricas, melhorias operacionais, equipamentos, produtos e pessoas, tornando o país o maior mercado da empresa. Com aproximadamente 20 mil funcionários em mais de 40 instalações de fabricação e distribuição, a ABB reforça que está investindo, crescendo e atendendo em toda a América por meio de indústrias que criam empregos, incentivam a inovação e alcançam um futuro mais produtivo e sustentável.