Com o objetivo de intensificar sua transição para caminhões elétricos pesados na Europa, a DHL encomendou 40 veículos dos modelos Volvo FE e Volvo FL, para operações de entregas de encomendas em regiões urbanas, e quatro Volvo FM, que irão rodar em rotas mais longas, no transporte regional do Reino Unido.
Os primeiros veículos utilizados serão seis pela DHL Parcel UK e dois pela DHL Freight. Isso resultará numa redução de cerca de 600 toneladas anuais de CO2, com economia de cerca de 225 mil litros de diesel no mesmo período para o Deutsche Post DHL Group.
“Estamos comprometidos em atender à crescente demanda dos clientes por soluções verdes e sustentáveis. Nossa meta é atingir zero emissões líquidas até 2050. Como fornecedor de serviços de logística, a conversão de nossa frota de pesados é um vetor importante para evitar emissões de CO2 no transporte. Várias de nossas divisões se beneficiarão desse acordo com a Volvo Trucks”, explica Pablo Ciano, vice-presidente executivo de Desenvolvimento Corporativo da DHL.
Um fator importante na decisão da DHL de acelerar a transição para meios de transporte de emissão zero é a experiência positiva com um caminhão elétrico Volvo em Londres, que faz entregas de última milha no distrito comercial de West End desde novembro de 2020. O veículo foi o primeiro caminhão pesado comercial totalmente elétrico para logística urbana no Reino Unido.
“A DHL é um importante provedor de logística global, comprometido em diminuir seu impacto nas mudanças climáticas. Juntos, podemos fazer a diferença. Estou orgulhoso por essa parceria para alcançar metas baseadas em ciência, reduzindo emissões de CO2 no transporte”, diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
A parceria entre as companhias envolve a adoção de novas tecnologias Volvo e atividades de desenvolvimento conjunto no campo da eletrificação. O acordo também inclui a análise pela Volvo Trucks das operações da DHL, com o objetivo de garantir a implantação bem-sucedida de soluções de transporte elétrico sob medida.