O Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo (DH) recebeu, na última quarta-feira, 17 de setembro, a Licença Ambiental Prévia (LP) para as obras de ampliação e derrocamento do Canal de Nova Avanhandava. A licença, que foi emitida pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e tem validade de cinco anos, atesta a viabilidade ambiental do empreendimento e permite que a obra seja licitada.
O DH trabalha, agora, na produção dos projetos e estudos ambientais complementares para a concessão da Licença Ambiental de Instalação (LI), próxima etapa do processo de Licenciamento Ambiental, que permite efetivamente que a obra seja iniciada.
Com a escavação, o canal de navegação de Nova Avanhandava ganhará 2 metros de profundidade no acesso à eclusa. Estas melhorias, que serão executadas em 10 km da hidrovia e englobam os municípios de Araçatuba, Birigui, Brejo Alegre, Buritama e Santo Antônio do Aracanguá, tem como meta possibilitar a compatibilização do uso do reservatório tanto para o transporte de cargas como para a geração de energia.
Vale lembrar que no último dia 8 de setembro, o DH realizou audiência pública, dirigida às empresas interessadas em participar da licitação e ao público em geral, com o objetivo de detalhar a obra e sua execução. A previsão do departamento é iniciar o processo licitatório no próximo mês de outubro, com a pré-qualificação das empresas. O investimento previsto no empreendimento é de R$ 280 milhões.