Foi iniciada no último dia 25 a montagem da estrutura metálica da ponte sobre o Canal 4 no Porto de Santos. Atualmente, o acesso se dá por uma faixa de 22 metros de largura. A nova ponte, com mais 23 metros, além de dobrar a capacidade de transposição no local, é necessária para o acesso de caminhões ao portão nº (gate) 13. Para a sustentação da ponte, serão lançadas 23 vigas metálicas, com vão de 14 metros, sobre as quais será assentada a laje. Para o diretor de Infra-Estrutura e Serviços da Companhia Docas do Estado de São Paulo, Codesp, Arnaldo de Oliveira Barreto, trata-se de uma das obras mais importantes realizadas no Porto nos últimos anos.
Também está prevista a instalação de 28 gates na área portuária, mas o destaque maior é para o nº 13 por conta das medidas de segurança previstas no Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code), já que o portão promoverá a interface entre as áreas portuária e urbana.
Os portões serão dotados de equipamentos eletrônicos com catracas e sistemas de monitoramento por câmera ao longo de todo o trecho público, com sistemas de inteligência que integram diversos agentes portuários. O Porto de Santos teve suas instalações certificadas para operação com as exigências previstas pelo ISPS Code. Em primeiro de janeiro, expira o prazo para que as instalações portuárias atendam a alguns itens exigidos pela Organização Marítima Internacional (IMO), garantindo ao Porto, sem restrições, a operação das cargas nos terminais. E, para reforçar ainda mais a segurança, a Codesp realizou concurso público para a Guarda Portuária, a fim de aumentar o efetivo.
www.portodesantos.com.br