A Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S.A. contratou a empresa holandesa Royal Haskoning DHV, para consultoria técnica na construção do túnel imerso entre Santos e Guarujá, litoral de São Paulo. A empresa, que já desenvolveu 50 projetos semelhantes pelo mundo, foi vencedora da licitação internacional realizada pela Dersa. O contrato para a prestação da consultoria foi assinado no dia 11 de abril.
O primeiro passo a ser dado pela Royal Haskoning será fazer uma análise crítica do projeto executivo, que está em andamento desde junho de 2012, cuja tecnologia adotada será repassada à Dersa para que possa utilizá-la em empreendimentos futuros.
A construção do túnel será feita em várias etapas na região intermediária do canal. A fase inicial, de análise ambiental já foi vencida, sendo que o processo de licenciamento ambiental deverá ocorrer ainda no primeiro semestre.
A partir de agora, segundo a Dersa, as obras devem avançar mais rapidamente por conta da expertise da consultoria holandesa. O túnel imerso que ligará Outeirinhos, em Santos, a Vicente de Carvalho, no Guarujá, possuirá 1.700 metros de extensão, e será construído em 36 meses. O túnel permitirá o tráfego de veículos, bicicletas e pedestres entre os dois municípios. Também este prevista uma linha de veículos leves sobre trilhos (VLT).
O empreendimento custará em torno de R$ 1,4 bilhão, incluindo projeto, licenciamento, obras, desapropriação e reassentamento. O Governo do Estado de São Paulo está negociando o financiamento das obras com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O aval para a contratação de financiamento com a instituição foi dado pela Assembleia Legislativa de São Paulo em dezembro de 2012.