De acordo com Martien de Louw, responsável pela Divisão de Pneus de Passeio do Grupo Continental AG, a nova planta reflete a importância do Brasil dentro da política de expansão mundial da empresa. Devido ao projeto, a Continental está investindo recursos na abertura de fábricas em países que ofereçam infra-estrutura para manufatura e custos mais competitivos, como é o caso do Brasil e da Malásia. A Continental Corporation é uma empresa fabricante de pneus, sistemas de freios, componentes de chassis, produtos eletrônicos para veículos e elastômeros. Segundo Renato Sarzano, diretor-superintendente das Operações de Pneus da Continental na América Latina, a escolha do Brasil, mais precisamente da Bahia, foi feita devido à localização privilegiada, estabilidade político-administrativa, credibilidade junto à instituições financeiras nacionais e estrangeiras e, diz ele, infra-estrutura logística. As obras de terraplanagem começaram em 15 de julho e já estão encerradas. As obras civis tiveram início dia cinco de outubro e têm previsão de término em junho de 2005, quando será instalado o maquinário. A fábrica da Continental Pneus no Brasil terá uma área construída de 500.000 m2, em 832.000 m2 de área total. Os outros 300.000 m2 serão destinados para futuras instalações. A nova planta terá capacidade de produzir 6 milhões de pneus para carros de passeio até o final de 2006 e 700 mil pneus para veículos comerciais a partir de 2007. Durante a construção, 400 empregos diretos estão sendo gerados, número que subirá para 650 nos períodos de pico. Depois de pronta, a fábrica irá gerar mil novos empregos diretos, com prioridade para a mão-de-obra local. Em 2003, a Continental Corporation obteve uma receita com vendas de 11,5 bilhões de euros. Atualmente, conta 77 mil funcionários em todo o mundo.