Obras do novo terminal contaram com investimentos de R$ 475 milhões
Foi inaugurado, em cerimônia realizada no dia 22 de dezembro, em Santa Catarina, o Porto Itapoá, mais novo terminal privativo de uso misto para movimentação de contêineres do país. A solenidade contou com a presença de mais de 700 pessoas, entre autoridades, acionistas e convidados.
Segundo Gabriel Ribeiro Vieira, diretor-superintendente do Porto, o empreendimento, que tem como acionistas a Portinvest Participações (Grupo Battistella e Logz Logística Brasil) e a Aliança Navegação e Logística (Grupo Hamburg Süd), foi concebido para ser referência de produtividade e segurança entre os portos brasileiros. “Somos mais uma alternativa para o mercado e estamos preparados para operar com agilidade e competitividade. Também temos a vantagem de sermos um porto virgem, com áreas adequadas e autorizadas para expansão, onde poderemos crescer ordenadamente, sem necessidade de desapropriações”, afirma o executivo.
O Porto de Itapoá funcionará como um hub-port, ligando a região Sul com o restante da costa brasileira como um concentrador que possibilitará operações de grandes navios que poderão ser utilizados em plena carga graças à profundidade natural de 16 metros, além de servir como conexão para os complexos portuários do Uruguai e da Argentina, importantes mercados do Mercosul.
Estrutura
Localizado na Baía de Babitonga, o Porto Itapoá possui um cais com 630 metros de extensão e 43 de largura, preparado para receber navios com capacidade de até nove mil TEUs. São dois berços de atracação para navios post panamax de até 300 metros de comprimento.
Com um pátio de 136 mil metros quadrados, o terminal pode movimentar 300 mil contêineres por ano. Além disso, a estrutura compreende uma ponte de acesso com 230 metros de comprimento e nove mil metros quadrados de edificações administrativas e de apoio.
O Porto conta com 15 equipamentos de grande porte da fabricante chinesa ZPMC, sendo quatro portêineres post panamax para carga e descarga de contêineres dos navios e 11 transtêineres para movimentação e armazenamento dos contêineres no pátio.
Além disso, o Porto Itapoá possui 26 caminhões terminal tractors com capacidade de carga de até 60 toneladas para transferência de contêineres do cais para o pátio e vice-versa, duas empilhadeiras reach stacker, com capacidade para 45 toneladas no manuseio de contêineres cheios com até seis posições de altura e três empilhadeiras que movimentam e empilham contêineres vazios a uma altura de sete posições.
Ao todo, o terminal contará com cerca de 500 colaboradores em 2011.
Investimentos
O Porto Itapoá contou com um investimento total de R$ 475 milhões, com R$ 145 milhões provindos de sócios e os R$ 330 milhões restantes obtidos por meio de financiamento junto à Fundação dos Economiários Federais (Funcef).
Para garantir que a movimentação de veículos pesados não interfira no tráfego urbano da região, o Porto Itapoá vai investir R$ 16 milhões na construção e na pavimentação de uma via de acesso entre a rodovia SC-415 e o terminal. Quando finalizada, a obra será doada ao Governo Municipal.
Realizada pela construtora Andrade Gutierrez, a obra do Porto foi agraciada com as certificações ISO 9000 de excelência em qualidade, ISO 14000, relacionada ao meio ambiente e OHSAS 18000, de segurança e saúde.