A Missão México, realizada entre os dias 9 e 11 de abril na Cidade do México, encerrou as atividades com uma série de reuniões entre representantes do governo brasileiro e empresas do setor de infraestrutura rodoviária. A comitiva, liderada pelo Ministério dos Transportes, apresentou a carteira nacional de concessões de rodovias a grandes investidores e operadores mexicanos, com o objetivo de atrair capital estrangeiro e ampliar a competitividade dos projetos logísticos no Brasil.
A convite do governo mexicano, o grupo brasileiro destacou o portfólio de concessões rodoviárias como o maior do mundo, conforme afirmou o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro. A agenda incluiu seis reuniões bilaterais com empresas que atuam em diversos segmentos da infraestrutura de transportes, além de encontros com representantes de fundos de investimento e grupos empresariais com atuação em países da América Latina e nos Estados Unidos.
Durante o evento, foram apresentados dados referentes ao pipeline de projetos do Ministério dos Transportes. Em 2025, estão previstos R$ 161 bilhões em investimentos e 8.449 quilômetros de novas concessões distribuídas em 15 leilões. Para 2026, o plano inclui mais de 20 novos projetos de concessões rodoviárias.
A rodada de negócios também serviu para divulgar o Programa de Otimização de Contratos de Concessão, iniciativa desenvolvida em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU). O programa tem como objetivo revisar contratos antigos, ajustando-os às atuais exigências técnicas, econômicas e de segurança viária.
Entre as empresas mexicanas que participaram das reuniões com a comitiva brasileira estão:
Hermes Infraestructura: empresa com atuação internacional em rodovias, aeroportos e portos, presente na Colômbia e no Peru;
Grupo INDI: companhia com mais de 40 anos de atuação em projetos de construção e engenharia, incluindo obras rodoviárias e marítimas;
Marhnos: organização com histórico no setor rodoviário e em concessões de hospitais, responsável por mais de três mil quilômetros de rodovias;
Grupo HYCSA: empresa com foco em infraestrutura terrestre e presença em países como Colômbia, Panamá e Paraguai;
Quantum: administradora de concessões rodoviárias pertencente ao fundo Mexico Infrastructure Partners, com mais de 500 quilômetros de rodovias sob gestão;
Fondo Capital Infrastructure (FCI): fundo especializado em projetos de infraestrutura, com presença em diferentes níveis de governo no México.
Segundo o diretor-executivo de Desenvolvimento de Negócios da Hermes Infraestructura, Michel Rodríguez, a empresa já iniciou a análise dos projetos apresentados, com expectativa de participação em futuros leilões no Brasil. Representantes da Quantum também manifestaram interesse, conforme declarou o diretor de Desenvolvimento de Projetos Greenfield, Carlos Gómez.
O interesse estrangeiro no setor rodoviário brasileiro foi reforçado pela recente entrada da empresa francesa VINCI Highways, que venceu o leilão da Rota dos Cristais (BR-040), entre Belo Horizonte (MG) e Cristalina (GO). O contrato, com duração de 30 anos, prevê R$ 12 bilhões em investimentos e impacta mais de 4,2 milhões de pessoas.
De acordo com Santoro, o Brasil oferece condições atrativas para investidores, com destaque para a segurança jurídica, previsibilidade regulatória e potencial de rentabilidade. O Ministério dos Transportes manterá uma agenda internacional ativa em 2025, com rodadas de apresentações previstas na França, Emirados Árabes, Singapura e China. Já foram realizadas ações semelhantes em Portugal, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido.
A Missão México contou com a participação de autoridades como a secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse; o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio; o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos; a chefe do Departamento de Infraestrutura e Concessões Rodoviárias do BNDES, Nathalia Saad; e o diretor-presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), Marco Aurélio de Barcelos Silva.