O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a saída da ViaBahia da concessão das rodovias BR-116, BR-324, BA-526 e BA-528. A decisão foi tomada após consenso entre o Ministério dos Transportes, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos (Secex Consenso) e a concessionária, encerrando o contrato de administração dos trechos, que retornarão ao controle do Governo Federal.
A gestão das rodovias será transferida para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) até as 23h59 do dia 31 de março. Até essa data, a ViaBahia continuará operando os trechos sob supervisão da ANTT. A concessionária aderiu à Portaria 848/2023, que estabeleceu critérios para a saída de empresas com contratos classificados como estressados, devido à baixa execução ou atraso de obras.
A secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, afirmou que a retomada das obras permitirá melhorias na infraestrutura de um trecho estratégico. “Esse trecho conecta Salvador a Feira de Santana e segue até a divisa com Minas Gerais. Trata-se da principal ligação entre o Nordeste e o Sudeste, com um papel estratégico no transporte de cargas e passageiros”, declarou.
O Ministério dos Transportes trabalha na estruturação de uma nova concessão, com leilão previsto para dezembro deste ano. A empresa vencedora assumirá a gestão no primeiro trimestre de 2026, com um plano de investimentos estimado em R$ 20 bilhões, incluindo duplicações e ampliação de faixas adicionais.