O Túnel Santos-Guarujá deu um passo importante para sua concretização com a aprovação pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o encaminhamento ao Tribunal de Contas da União (TCU). O projeto, aguardado há décadas, visa conectar as cidades de Santos e Guarujá por meio de um túnel submerso de 870 metros, situado a 21 metros abaixo do nível do mar. A obra deve reduzir o tempo de travessia de 18 minutos para menos de cinco e melhorar a logística portuária, atendendo às necessidades de transporte de moradores, turistas e do setor produtivo.
Infraestrutura planejada para diversos modais
O túnel será projetado para atender carros, caminhões, ciclistas, pedestres e transporte público, ampliando as alternativas à travessia atualmente realizada por balsas. A tecnologia empregada envolve módulos de concreto pré-moldados, submersos e interligados no leito oceânico, garantindo segurança e eficiência. A substituição das balsas deve também reduzir as emissões de gases poluentes, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.
Impactos econômicos e sociais
A construção do túnel deve gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos, além de estimular o turismo e facilitar o acesso às praias da região. Com a modernização da infraestrutura logística, o Porto de Santos será fortalecido, consolidando sua posição como um dos principais hubs marítimos da América Latina.
Cronograma e etapas previstas
O edital de Parceria Público-Privada (PPP) será lançado no primeiro semestre de 2025, com o leilão planejado para o segundo semestre. As obras estão previstas para começar em 2026 e serem concluídas em 2030. Apesar de desafios relacionados ao financiamento, o cronograma detalhado reflete o compromisso em avançar com o projeto dentro dos prazos estipulados.
Marco regional e continental
Como o primeiro túnel submerso da América Latina, a obra representa um avanço significativo na engenharia nacional. Desde os anos 1930, a Baixada Santista busca uma solução definitiva para a travessia entre Santos e Guarujá, e a concretização deste projeto simboliza um marco no desenvolvimento da infraestrutura brasileira.